A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Em artigo em O Popular, Fábio Queiroz destaca importância do servidor do Judiciário

Fábio Queiroz: em artigo no Popular, a defesa do servidor

Fábio Queiroz: em artigo no Popular, a defesa do servidor

O presidente do SINDJUSTIÇA ressalta em seu artigo a necessidade de o novo presidente do TJGO, que será eleito hoje, voltar os olhos para a valorização dos servidores do Judiciário goiano

O presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Fábio Pereira de Queiroz, assina artigo publicado na edição de hoje do jornal O Popular no qual aborda a importância da força de trabalho dos servidores do Judiciário goiano. E alerta para a necessidade de o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que será eleito em sessão extraordinária do Pleno na manhã de hoje (19), investir na valorização dos servidores, principal bandeira da atual gestão.

Leia a íntegra do artigo.

A base do Judiciário

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás realiza hoje, mais uma vez, em sessão extraordinária, um ritual que se repete a cada dois anos: 36 desembargadores que integram o Plenário do TJGO elegerão os novos dirigentes do órgão, ou seja, seu presidente e vice-presidente, bem como o corregedor-geral de Justiça de Goiás para o biênio 2015-2016.

Eleitos pelos seus pares, são eles que estarão responsáveis pelos destinos do Judiciário goiano a partir de 1º de fevereiro de 2015. E, oportuno se faz, aqui, destacar a que “destinos” nos referimos.

O Judiciário de Goiás, segundo dados reunidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), concentrava, em 2013, quase 2 milhões de processos em tramitação – mais precisamente, 1.923.895 ações. Considerando somente o quantitativo de servidores efetivos do TJGO, excetuando-se todas as demais modalidades de vínculo de trabalho com o órgão, temos uma média de quase 500 processos por servidor, número muito superior ao recomendado pelos organismos internacionais.

Mas em que pese a sobrecarga de trabalho, temos uma massa trabalhadora formada por homens e mulheres que têm colocado o Judiciário goiano no topo do ranking dos tribunais com melhor desempenho no Brasil, em comparação com órgãos de mesmo porte. Último Relatório Justiça em Números – com dados de 2013 – comprovou taxa de eficiência do TJGO de quase 100% – 97,4%. Um resultado fruto de empenho, dedicação e capacidade dos servidores e servidoras do Judiciário.

Tal resultado, entretanto, não tem sido acompanhado da devida e necessária valorização dos trabalhadores. Valorização, esta, que deve ser traduzida como a soma da implementação de justos vencimentos para os trabalhadores e ideais condições de trabalho.

Não são exceções os casos de falta de infraestrutura mínima instalada nos fóruns das cidades de Goiás para uma prestação de serviço digna dos cidadãos que recorrem ao Judiciário em busca de respostas para suas mazelas. Sem segurança, por exemplo, servidores, magistrados, promotores de Justiça e comunidade em geral estão à mercê da sorte. Com pouco investimento e sem um planejamento para fazer face a essa realidade, não avançamos na proporção dos resultados obtidos graças à nossa força de trabalho.

Como se vê, quando assumir o cargo, em fevereiro, o novo presidente do TJGO terá pela frente muitos desafios. Mas saberá que tem, também, na base do poder que comandará, trabalhadores comprometidos com uma Justiça que seja, de fato, para todos. Menos morosa, mais produtiva e mais justa com seus próprios integrantes.

Fábio Pereira de Queiroz é escrevente judiciário e presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça)

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA (com informações do jornal O Popular)


Wildcard SSL Certificates