A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Pediatria do Ipasgo volta a ter atendimento 24 horas

ipasgo 24 horasServidores podem utilizar o serviço médico oferecido na Nova Clínica, que funciona no Setor Oeste, em Goiânia

“É uma imensa satisfação, uma alegria enorme anunciar ao usuário Ipasgo o retorno do atendimento pediátrico 24 horas“. Essas foram as palavras do presidente do Instituto, Francisco Taveira Neto, ao lançar o Pronto Atendimento Pediátrico do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), que começou a funcionar na manhã da última terça-feira (1º), na Nova Clínica, localizada na Avenida B, nº 765, no Setor Oeste, em Goiânia.

No local, 17 médicos pediatras estão atendendo 24 horas, em regime de plantão, exclusivamente aos usuários do Ipasgo. Além de consultas, o usuário também vai encontrar um atendimento humanizado, onde a criança passa por um acolhimento de enfermagem, que faz a classificação de risco. Casos mais graves são atendidos primeiro. Exames de imagem, sala de observação, serviço de sutura e uma brinquedoteca também estão disponíveis aos pacientes.

Daniela, de 1 ano e meio, foi a primeira paciente a ser atendida no novo serviço. O médico Domingos Cordeiro diagnosticou uma gripe, receitou a medicação e a pequena pode voltar para casa com a mãe, que agora está bem mais tranquila. “Ligamos no 0800 e nos informaram do novo local de atendimento. É uma segurança pra gente, saber onde procurar, quando precisa”, disse Regislene Mendes Faria.

O atendimento de plantão em pediatria esteve irregular, principalmente nos últimos 60 dias, em função do número reduzido de pediatras no mercado. Com isso, as unidades especializadas não estavam conseguindo profissionais para atender a grande demanda de usuários, ficando assim sem condições de retornar à rede credenciada do Instituto.

Durante todo este período, o Ipasgo buscou diversas saídas para o impasse. O valor da consulta para a pediatria foi reajustado e o Instituto passou a remunerar os retornos. Também foram feitas várias tentativas de negociação com unidades especializadas, mas foi difícil conseguir um consenso. Mesmo neste período de dificuldades, todos os casos que chegaram ao Ipasgo foram encaminhados para atendimento. Agora, com a parceria da Nova Clínica, o atendimento está 100% normalizado.

A unidade está funcionando 24 horas por dia, fazendo o chamado pronto atendimento, que responde por 90% da demanda. Os casos mais graves serão regulados para unidades hospitalares credenciadas, a exemplo do Instituto Goiano de Pediatria e Hospital da Criança (Igope). Duas ambulâncias estão à disposição do Ipasgo o tempo todo para, se necessário, fazer o transporte das crianças. A sócia-proprietária da Nova Clínica, Maria Rita Dantas, explicou que a parceria com o Ipasgo está só começando. “Para nós é um sonho poder proporcionar este atendimento à sociedade goiana. Aqui é o começo de uma parceria que tem tudo para se estender”, disse ela.

Além da Nova Clínica, em breve os usuários também terão atendimento no ambulatório próprio do Ipasgo, que terá foco em pediatria. O prédio que vai sediar o ambulatório pertence ao Instituto e já está em reforma. Fica num local de fácil acesso, na Rua 229 esquina com a Rua 230, lotes 12/15, s/n, no Setor Universitário. No mais tardar em 90 dias, o serviço deve estar funcionando. Além de pediatras, também haverá médicos generalistas, em regime de plantão. A longo prazo e para resolver de vez não só problema da pediatria, mas também de outras especialidades, o Ipasgo vai construir um hospital próprio. O terreno para abrigar a unidade hospitalar própria do Instituto está em processo de aquisição. Os recursos para a construção também já estão garantidos.

Apesar das dificuldades no plantão 24 horas, o atendimento eletivo não sofreu alterações durante este período. Além dos mais de 100 pediatras credenciados como pessoa física, diversos estabelecimentos continuam fazendo o atendimento ambulatorial, como a MedLabor e o Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Fonte: GECOM


Wildcard SSL Certificates