A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidora de Luziânia é destaque em projeto de exposição do TJGO 140 anos

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Filiada ao SINDJUSTIÇA, Maria Lúcia de Castro integrou comissão que percorreu o Estado em pesquisa por documentos históricos

“As pessoas podem perceber mudanças na sociedade, também, através dos processos judiciais.” É o que justifica a gestora do Arquivo Judicial da comarca de Luziânia, Maria Lúcia de Castro, autora do projeto cultural de exposição de processos históricos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A mostra, com cerca de 300 arquivos, segue aberta na sede do TJGO, em Goiânia, até o dia 16 de maio, em comemoração aos 140 anos do Tribunal estadual. Servidora filiada ao Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Lúcia elaborou o trabalho com apoio de outros três servidores do TJGO.

Além da gestora, colaboraram para a exposição o membro da Comissão de Comemoração dos 140 anos do TJGO Paranahyba Santana; a secretária da Comissão Permanente de Gestão e Avaliação Documental do TJGO, Rosimeire Alves Mendonça de Carvalho; e o servidor Valdivino Vilmar Gomes. A exposição dos arquivos na sede do TJGO foi recomendada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ney Teles de Paula. A comissão percorreu, em 40 dias, cerca de 5 mil quilômetros entre as comarcas do Estado, em pesquisa por documentos históricos do Judiciário goiano.

“Quando o presidente do Tribunal foi à Luziânia, em março, para conhecer o projeto que eu desenvolvi na comarca, onde foram encontrados processos do século XIX, ele determinou que a exposição fosse para a capital, nas comemorações dos 140 anos do TJGO”, diz Lúcia, servidora do Poder Judiciário estadual desde 2005. A gestora explica que o processo de elaboração da mostra se deu com visitas à diversas comarcas, nas quais foram catalogados os processos considerados mais relevantes para a sociedade.

Foto: TJGO

“Para mim, ninguém consegue viver sem memória, seja a história de um país, um estado e, nesse caso, do Judiciário. Este trabalho ilustra a transformação na sociedade durante os anos. A exposição destaca por um lado, o avanço da tecnologia, e por outro, os valores que nós perdemos com o passar do tempo”, observa Lúcia. Por meio dos documentos, o visitante pode conferir a evolução da Justiça goiana, com arquivos que datam entre 1795 e 1927. No acervo, há processos como o inventário de Cora Coralina e o Ato de Instalação do Tribunal da Relação da Província de Goyaz.

A exposição conta, inclusive, com pedidos de alforria, que detalham o processo que deu fim à escravidão em Goiás e no Brasil.

Serviço:

Exposição de documentos históricos e fotografia – TJGO 140 anos
Quando: até 16 de maio, das 8 às 18 horas
Onde: Hall de entrada do Fórum Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO
Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste, Goiânia

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação


Wildcard SSL Certificates