A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Curso vai capacitar instrutores em mediação

mediaçãoA formação será realizada entre os dias 5 e 9 de maio, em Brasília

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob a coordenação da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, vai coordenar o XIV Curso Presencial de Formação de Instrutores em Mediação, marcado para ocorrer entre os dias 5 e 9 de maio. O curso será ministrado em Brasília/DF e é destinado a mediadores formados com estágio supervisionado concluído e com perfil docente, indicados pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMECs) dos tribunais.

O objetivo com a capacitação é formar servidores do Judiciário com orientações pedagógicas para treinamento em mediação judicial. A primeira parte do curso aborda uma visão geral da mediação. Explica a Teoria dos Jogos, a Moderna Teoria do Conflito, apresenta fundamentos da negociação para mediadores, entre outros pontos. Na segunda parte, será apresentado o panorama do que vem sendo oferecido em termos de mediação de Família, Teoria da Família, o papel do advogado nesse processo, peritos etc. O último bloco consiste no curso de mediação penal e trata de Justiça Restaurativa e seus processos.

“A formação de instrutores em conciliação e mediação consiste em atividade essencial para um NUPEMEC. A partir desse recurso humano é possível não apenas formar novos mediadores a custos reduzidíssimos, mas também orientar as próprias políticas públicas locais de conciliação e mediação”, afirmou o conselheiro Emmanoel Campelo, coordenador do Comitê Gestor do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ.

Em troca da formação gratuita dos instrutores, os Tribunais de Justiça deverão manter o servidor em função que o permita lecionar cursos de capacitação de conciliadores e mediadores, inclusive em outros tribunais. Os novos instrutores, por sua vez, deverão lecionar cinco cursos gratuitamente para o tribunal.

No XIV Curso Presencial de Formação de Instrutores em Mediação, será utilizado, basicamente, material elaborado pelo CNJ, sempre atualizado no portal (veja o material). A carga horária prevista é de 40 horas em formato presencial e o aluno deverá ter frequência de 95%, além de ser aprovado pelo instrutor para concluir a primeira fase do curso de formação. A capacitação segue as determinações da Resolução CNJ n. 125, que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamentos de Conflitos.

Serviço:

XIV Curso de Formação de Instrutores em Mediação

Data: de 5 a 9/5/2014

Horário: de 8h a 12h e de 14h a 18h

Carga horária: 40 horas-aula

Fonte: Agência CNJ de Notícias


Wildcard SSL Certificates