A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Escrivão de Nerópolis compartilha dicas do Banco Central para controle de finanças pessoais

Geyser Vaz (Foto: Arquivo pessoal)

Geyser Vaz (Foto: Arquivo pessoal)

Experiência do servidor destaca a importância, também, de ações individualizadas para gestão da vida financeira

Planejamento, economia e disciplina na administração das contas pessoais. A receita tem trazido resultados considerados satisfatórios no orçamento do escrivão judiciário da comarca de Nerópolis Geyser Vaz. Há dois meses, o servidor coloca em prática lições de educação financeira aprendidas em apostila elaborada pelo Banco Central (BC) do Brasil. O conteúdo está disponível aqui e no site da instituição, sem custo, para interessados em gestão de finanças pessoais. Inclusive, servidores públicos, como os profissionais do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Geyser compartilha dicas de controle de gastos com os filiados do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA).

A experiência do servidor é um exemplo prático, e bem sucedido, de que a organização da vida financeira dos associados do sindicato depende, também, de ações individualizadas, como de controle de contas pessoais. “Os resultados estão aparecendo. Neste período, eu já observei melhoria no fluxo de contas a pagar e a receber; melhor administração dos recursos financeiros disponíveis; e já aprendi, ainda, a evitar gastos desnecessários, além de fazer uso consciente de cartão de crédito e crédito consignado”, garante. Geyser sugere compras sempre à vista. “Fazendo isso, a pessoa não fica endividada e não tem de usar o cartão de crédito. É bom também fazer um planejamento de nossas aquisições, para ir poupando e pagar à vista.”

escrivão observa que, ao optar pela poupança, o valor necessário para a compra à vista pode ser economizado antes mesmo do prazo programado. “Quando se planeja a  poupança, esse dinheiro para comprar à vista pode surgir até mais rápido do que se imagina. Ao comprar um carro, por exemplo, um bem que a gente sonha ter, é mais rentável pagar à vista, porque, além da depreciação com o uso, quem compra a prazo tem de arcar com os juros do financiamento”, diz Geyser.

O servidor do TJGO analisa que o mercado se vale de um estímulo intenso para o consumo, fazendo com que as pessoas contraiam dívidas. Geyser, no entanto, resume a lição da educação financeira: “Planejamento e poupança. Esta é a tônica de uma boa gestão das finanças pessoais.”

Antenado com as novidades do mercado financeiro, Geyser conta que conheceu as dicas do BC para controle de contas através do rádio, por sugestão de um especialista da área. Geyser sugere, também para servidores do TJGO, uma aula, em vídeo, sobre educação financeira, disponibilizada na rede social Youtube, pelo canal TV Cultura. O escrivão diz que parte dos colegas da comarca já coloca em prática ações de gestão da vida financeira. “É possível realizar os nossos sonhos. Mas para isso, é preciso fazer planejamento e não ceder aos encantos do mercado e às facilidades que ele oferece. A pessoa tem de ter na ponta do lápis o valor que recebe, para controlar as receitas e despesas, de modo a evitar as dívidas”, conclui Geyser.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação


Wildcard SSL Certificates