A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Presidente eleito do SINDJUSTIÇA fala ao portal Rota Jurídica

fabio queiroz rota juridicaFábio Pereira de Queiroz fala sobre metas para a próxima gestão e faz um balanço das conquistas do sindicato nos últimos anos

O 1º vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) e presidente eleito da entidade para o triênio 2014-2017 Fábio Pereira de Queiroz concedeu entrevista ao portal Rota Jurídica, publicada nesta segunda-feira (23). Na entrevista, Fábio Queiroz fala sobre metas para a próxima gestão, faz um balanço das conquistas do SINDJUSTIÇA para a classe durante a gestão da presidente Rosângela Alencar e aponta quais serão as principais bandeiras do sindicato nos próximos anos.

Leia a íntegra da entrevista.

NOVO PRESIDENTE DO SINDJUSTIÇA, EM ENTREVISTA AO ROTA JURÍDICA, DIZ QUE VAI LUTAR PARA GARANTIR O ENGAJAMENTO DOS FILIADOS EM TODAS AS DELIBERAÇÕES DO SINDICATO

“Um sindicato cresce e torna-se mais forte quando o seu filiado passa a marcar sua presença na luta e a participar das deliberações sobre os assuntos de sua categoria”, a afirmação é Fábio PereiraQueiroz, eleito recentemente para presidir o Sindicato dos Servidores e dos Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) para o triênio 2014/2017. Em entrevista ao Rota Jurídica, ele garante a meta dele, ao suceder Rosângela Alencar a partir do ano que vem, é “fortalecer esses laços de integração e engajamento, porque sabemos que juntos somos mais fortes”. Ele foi eleito para o cargo com 62,61% dos votos dos servidores filiados, na Chapa ValorAção.

Rota Jurídica – Quais foram as conquistas da última gestão em relação aos servidores? E o que deve ter continuidade nessa próxima gestão?

A atual gestão, sob a batuta da presidente Rosângela Alencar, fez o SINDJUSTIÇA avançar de forma significativa na defesa de direitos dos servidores da Justiça goiana. Como resultado desse esforço e de um trabalho conjunto e abnegado da nossa entidade e dos servidores, conquistamos a reestruturação da carreira e da isonomia entre servidores da capital e do interior do Estado, por meio do Plano de Cargos e Salários da categoria, fruto de uma luta de mobilização que resultou em 62 dias de paralisação e que foi abraçada por milhares de servidores em todo o Estado. Mais recentemente, conquistamos a implementação do auxílio-alimentação para todos os servidores. Neste rol de conquistas, destacamos também o pagamento devido aos servidores de ações que ficaram conhecidas entre os servidores como 7.7 e 110, que recomporam perdas salariais anteriores.

RJ – Quais são as novas metas para a próxima gestão do biênio?

Um sindicato cresce e torna-se mais forte quando o seu filiado passa a marcar sua presença na luta e a participar das deliberações sobre os assuntos de sua categoria. Nossa meta é fortalecer esses laços de integração e engajamento, porque sabemos que juntos somos mais fortes. E os projetos concebidos para a nova gestão concentram-se na coletividade. Vamos ampliar o nosso campo de atuação na defesa dos direitos dos servidores do Judiciário Goiano, em qualquer esfera ou instância. A busca pela real valorização da atual composição salarial da categoria estará no centro de todas essas ações e, para isso, não abriremos mão das tratativas necessárias junto à administração do TJGO, inclusive com a participação dos servidores.

RJ – A chapa venceu com a denominação ValorAção. Com base nisso, o que ainda falta para que os servidores sejam mais valorizados? Ou seja, quais são os desafios para a carreira e quais são os maiores problemas hoje enfrentados pelos servidores do judiciário? O salário, por exemplo?

A valorização salarial dos servidores é o grande desafio que temos pela frente. E o enfrentamento desse desafio passa também pela defesa por melhores condições de trabalho. Temos mapeado esse cenário e não resta dúvida de que é preciso concentrar todos os esforços nesses dois sentidos. Projeto recente do Tribunal de Justiça goiano, que culminou na criação de cargos comissionados, corre no sentido contrário dessa valorização salarial e vai de encontro ao real reconhecimento do profissional efetivo da Justiça. E não nos basta salário digno e justo. É preciso também condições mínimas de trabalho aos servidores, sobretudo diante da expectativa que toda a sociedade tem de um Judiciário eficiente, de uma prestação jurisdicional que chegue a tempo e hora.

RJ – Em relação à área social e administrativa, quais as principais metas?

Enquanto dirigentes de uma entidade sindical que congrega quase 4 mil filiados, temos a consciência de que a condução de uma entidade como é o SINDJUSTIÇA exige uma gestão moderna, pautada por metas e resultados. E gestão moderna exige inovação. Nesse sentido, vamos promover um realinhamento de objetivos, de forma a permitir ações coordenadas entre todas as diretorias do sindicato, segundo os compromissos assumidos por nós e referendados pelos servidores durante as eleições da entidade.

Dentre as várias metas, posso destacar a implementação do projeto SINDJUSTIÇA EM AÇÃO, que permitirá uma presença ainda mais forte e atuante do sindicato, tanto na capital quanto no interior, ampliando nossa atuação na defesa dos interesses dos servidores em todas as áreas. Para isso, cada delegado sindical terá papel importante nesse projeto e funcionará como braço do SINDJUSTIÇA em todas as unidades judiciárias do nosso Estado. Claro que, para isso, oportunizaremos  encontros voltados para uma melhor capacitação e troca de experiências entre esses delegados, a fim de orientá-los sobre a condução de questões relacionadas ao papel institucional de representatividade dos nossos filiados.

RJ – E em relação à área política e da participação (união) dos servidores?

Toda a nosso atuação estará voltada para a integração e união dos filiados, em torno de um projeto coletivo que alcance as comarcas da capital e do interior do Estado, com o objetivo de resguardar o respeito e a valorização dos servidores. Vamos defender a participação político-administrativa dos servidores em todas as comissões criadas pelo Judiciário instituídas com a finalidade de deliberar a situação funcional dos nossos colegas. Em cada projeto, defenderemos de forma aguerrida o direito de vez e voz do dos servidores da Justiça.

RJ – Fique à vontade para outras considerações.

Vou aproveitar a oportunidade que aqui me foi concedida para agradecer a todos os servidores do Judiciário estadual goiano a participação expressiva no pleito eleitoral que elegeu a nova diretoria, conselho fiscal e delegados do SINDJUSTIÇA. Isso reafirma nosso compromisso de uma gestão ainda mais partipativa, sempre colocando o servidor como prioridade. E ao ensejo deste ano que se encerra, quero desejar a todos os nossos colegas um final de ano repleto de harmonia e paz em seus lares, e que no ano vindouro possamos colher os frutos do nosso trabalho e da nossa luta, com novas conquistas e vitórias à nossa categoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINJUSTIÇA e Portal Rota Jurídica


Wildcard SSL Certificates