A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Além da diretoria, SINDJUSTIÇA elege novos delegados sindicais

Representantes do sindicato no interior comentam ações e planos de atuação em suas unidades jurisdicionais a partir de março de 2014

Além de eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, os filiados ao Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) elegeram também, no mês passado, os novos delegados sindicais da entidade, que responderão por 121 comarcas do interior do Estado, a partir de março de 2014. De espaços recreativos para filiados da instituição, ao benefício de auxílio-creche, os sindicalistas prometem atuar com afinco por melhorias nas condições de trabalho dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lotados nestas unidades. Confira aqui a relação dos delegados sindicais que tomarão posse no próximo ano.

Para a delegada sindical na comarca de São Domingos, Maria do Perpétuo Socorro Fernandes Melo, o SINDJUSTIÇA tem centralizado suas atenções, também, nas comarcas do interior, nos últimos anos. “Antes existia essa dicotomia entre os servidores do interior e da capital. Tínhamos o mesmo cargo, mesmas funções, responsabilidades iguais, mas salários diferentes. Eu me lembro que, quando a Rosângela Alencar (atual presidente da entidade) começou a trabalhar na administração do sindicato, nós tivemos um encontro em Pirenópolis, no qual foi apontada a necessidade da isonomia. Houve empenho do SINDJUSTIÇA sobre este entendimento. Isso só veio na gestão da Rosângela e houve priorização das comarcas do interior, com integração entre os servidores, também. A partir de então, isso foi mudando. O interior, hoje, pesa em 80% das decisões, deliberações e estudos do sindicato, sem falar nas questões judiciais encampadas pelo SINDJUSTIÇA”, recorda Socorro Melo.

Benefícios

A servidora ingressou no TJGO em 2005, após passagem pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Socorro elenca as principais demandas dos trabalhadores da comarca de São Domingos. “Nós temos bandeiras, como, por exemplo, a do vale-transporte. Se engana quem pensa que o servidor do interior não precisa deste benefício. Quem mora no interior usa veículo próprio, mas o vale-transporte viria como suporte para que se mantenha o combustível. O auxílio-creche é outra questão latente. Apesar de todos se conhecerem aqui, no interior, há necessidade de se pagar babá, para ter alguém cuidando do seu filho. Os gastos com a babá são os de uma creche interna, na sua casa”, argumenta.

Socorro lembra a aprovação do atual Plano de Cargos e Salários (PCS) do Tribunal de Justiça, pleito encampado pelo sindicato, e indica avanços no processo de valorização da categoria. “Antes, quando o servidor do interior era requisitado para a capital, para assumir funções de confiança, ele levava consigo a vaga da comarca e isso trazia um sofrimento muito grande. Com o novo PCS, isso tem mudado e vai acabar. O SINDJUSTIÇA tem atuado neste sentido, de aparar as arestas”, comenta. Socorro diz que trabalhará ativamente pela mediação entre o sindicato e os servidores do Judiciário estadual lotados em São Domingos. “Vou levar até o SINDJUSTIÇA as nossas reivindicações, nossos anseios e, sobretudo, lutar para que estas demandas entrem na pauta de discussão e tenham prioridade no sindicato”, conclui.

Integração

marina novaisNa avaliação da delegada sindical em Itumbiara, Marina de Fátima de Souza Novais, as ações desempenhadas pelo SINDJUSTIÇA beneficiam o quadro geral de servidores da Justiça goiana, nas diferentes comarcas e distritos judiciários do Estado. “Eu não vejo o sindicato regionalizado. Acho que as questões defendidas pelo SINDJUSTIÇA atingem a todos os servidores associados”, reflete. Servidora do TJGO há 18 anos, Marina aponta dificuldades na comarca local em razão da minoria de servidores efetivos. “No Fórum, os serventuários são minoria. Muitos servidores são nomeados por juízes, requisitados de prefeituras e outros órgãos. Estamos subordinados a pessoas que não têm nada a ver com o Judiciário”, declara.

Marina considera válida a ideia de realização de reuniões mensais do SINDJUSTIÇA nas comarcas do interior e pretende ser atuante naquela delegacia sindical. “Não quero ser omissa com a diretoria do SINDJUSTIÇA. Quero estar à frente e levantar bandeiras. Acho que todo mundo tem que mostrar a cara, sim”, sublinha.

Assistência

marcos xavierO SINDJUSTIÇA executa o projeto Giro pelo Interior, com participação de delegados sindicais, que visa a assistir a servidores da Justiça goiana lotados nas unidades jurisdicionais espalhadas pelo Estado. A comitiva do sindicato visitou, no último dia 10, os trabalhadores da comarca de Formosa, na Região Leste de Goiás. Para o representante da entidade no município, Marcos Xavier, a ação itinerante colabora para o estreitamento da relações entre o sindicato e os filiados que atuam nestas localidades. “É muito importante para aproximação do sindicato com os servidores, que às vezes enfrentam dificuldades em razão da distância”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates