A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA visita comarcas no Sul do Estado

Representantes visitaram nesta quarta-feira (9) unidades de Morrinhos, Joviânia e Goiatuba. Hoje, seguem para Bom Jesus, Itumbiara e Buriti Alegre

Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) dá continuidade, esta semana, ao projeto Giro pelo Interior, que consiste na aproximação da diretoria da entidade com os servidores lotados nas unidades espalhadas pelo Estado. Nesta quarta-feira, o 1º vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fábio Pereira de Queiroz, acompanhado do assessor jurídico do sindicato, advogado Arthur Calixto, estiveram com os servidores de Morrinhos, Joviânia e Goiatuba.

Servidores de Morrinhos se reuniram com representantes do SINDJUSTIÇA

Servidores de Morrinhos se reuniram com representantes do SINDJUSTIÇA

A primeira parada foi em Morrinhos, município de 43 mil habitantes (IBGE/2013) distante 130 quilômetros de Goiânia. O delegado sindical do SINDJUSTIÇA na comarca é Aparecido Roberto, que reuniu o grupo de servidores para um bate-papo com o vice-presidente da entidade. Entre os assuntos abordados com os trabalhadores, destaque para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 190/2007); o processo relativo às perdas provocadas pela conversão do Cruzeiro Real para Unidade Real de Valor; data-base; entre outros.

Fábio de Queiroz conversou também com a diretora do Foro da comarca de Morrinhos, juíza Patrícia Dias Bretas. A magistrada relatou ao representante do SINDJUSTIÇA as dificuldades enfrentadas pela unidade judiciária em decorrência do déficit de servidores, problema recorrente em todo o Estado de Goiás. A comarca de Morrinhos receberá um novo fórum em breve, o que eleva a preocupação da diretora e dos servidores, já que haverá uma melhor estrutura física, porém sem expectativa de aumento do quantitativo de servidores.

“Estamos todos sobrecarregados. Reconheço os esforços dos nossos servidores, mas é premente a necessidade de aumento do efetivo. Hoje, trabalhamos graças aos servidores emprestados pelo município”, frisou a juíza. Para ela, espera-se investimento no servidor da casa, com “abertura de concurso e valorização digna, pois a credibilidade da Justiça gira em torno do atendimento ágil e prestativo à sociedade”, destacou ela.

SINDJUSTIÇA em visita à comarca de Joviânia

SINDJUSTIÇA em visita à comarca de Joviânia

Joviânia

Em Joviânia, cidade de menos de 8 mil habitantes (IBGE/2013) e distante 162 quilômetros da capital, os representantes do SINDJUSTIÇA foram recebidos pela delegada sindical na comarca, Layanne de Paula Bogini. A unidade, assim como em Morrinhos, também enfrenta sobrecarga de trabalho devido ao déficit de servidores. Além disso, Joviânia aguarda definição de juiz. Atualmente, responde pela comarca o juiz de Goiatuba, Olavo Junqueira de Andrade.

Em reunião com os servidores da unidade, Fábio de Queiroz e Arthur Calixto tiraram dúvidas relacionadas, também, à PEC 190/2007; plantão judicial; ações do SINDJUSTIÇA; entre outros assuntos. Os representantes também ouviram dúvidas e questionamentos dos servidores lotados na unidade judiciária.

Goiatuba foi a terceira cidade visitada pelo SINDJUSTIÇA nesta quarta-feira

Goiatuba foi a terceira cidade visitada pelo SINDJUSTIÇA nesta quarta-feira

Goiatuba

A última cidade visitada pelos representantes do SINDJUSTIÇA nesta quarta-feira foi Goiatuba, que tem aproximadamente 34 mil habitantes (IBGE/2013) e está localizada a 176 quilômetros de Goiânia. Além de conversar com os servidores, Fábio de Queiroz ouviu o juiz da comarca, Olavo Junqueira de Andrade, que pontuou as dificuldades enfrentadas por todos em razão do acúmulo de trabalho. O magistrado enalteceu o desempenho dos servidores que ali atuam e lamentou que atualmente haja tão pouca valorização dos servidores do Judiciário. O magistrado elogiou a iniciativa do sindicato em buscar o diálogo com seus filiados e com os juízes do interior.

A delegada sindical de Goiatuba, Geni Delgado Santos, reuniu os servidores da comarca, que tinham dúvidas quanto ao plantão judicial; processos em andamento protocolizados pelo SINDJUSTIÇA em defesa dos filiados; e apoesentadoria. Também se queixaram da ausência de um arquivista que zele e tome conta do arquivo da comarca de Goiatuba. Os servidores relataram dificuldades para o exercício da função pelos oficiais de Justiça e do déficit de trabalhadores, bem como levantaram dúvidas sobre a nova função do analista de cálculos e contas.

A estrutura do fórum da comarca encontra-se preservada, embora a última reforma tenha ocorrido há quatro anos. Há relato de infiltrações na época das chuvas e pequenas avarias. “Por onde passamos, o que percebemos é que os trabalhadores de fato almejam valorização salarial e maior reconhecimento do Tribunal de Justiça de Goiás para com os seus servidores”, destacou o vice-presidente Fábio de Queiroz.

Nesta quinta-feira (10), o Giro pelo Interior continua com visitas às comarcas de Bom Jesus, Itumbiara e Buriti Alegre. Em breve, mais informações aqui no portal sobre o trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates