A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidor pioneiro em Pontalina empresta nome a novo fórum

comarca pontalina nome forum sindjustica01Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), por meio de seu 1º vice-presidente, Fábio Pereira de Queiroz, participou, na última quinta-feira (19), de homenagem prestada pela comarca de Pontalina, no Sul goiano, à família do oficial de Justiça Carlos Marques de Siqueira, cujo avô, Antônio de Paula Siqueira, empresta, agora, seu nome ao prédio do novo fórum da cidade. Antônio foi um dos primeiros servidores do Poder Judiciário estadual a atuar naquela unidade jurisdicional. Ele ocupava função de porteiro de auditórios, atividade passada ao filho, Divino de Paula Siqueira, aposentado no mesmo cargo. A carreira no serviço público foi continuada, na família, pelo neto de Antônio, Carlos Marques. O município de Pontalina fica situado a 120 quilômetros de Goiânia, na divisa com as cidades de Piracanjuba, Cromínia e Morrinhos.

Pessoa querida e respeitada pela população do município, Antônio cedia o nome, desde 1985, à antiga sede da comarca de Pontalina. O ato, à época, se deu pela aprovação da lei municipal nº 395/85.  Fábio Queiroz citou, na cerimônia, o ditado popular “vai-se o homem e fica-se o nome” para ilustrar o respeito e compromisso dos servidores da Justiça goiana para com a população. “Buscando no exemplo dos antigos, o exemplo da dedicação e amizade, o qual resultou na continuidade da história, que encaminhou o filho e o neto do homenageado, Antonio de Paula Siqueira, na vida judiciária”, disse Fábio sobre a conduta de dedicação à Justiça ensinada por Antônio aos sucessores na família.

Representação

Apesar de o nome de Antônio de Paulo batizar o prédio do fórum antigo de Pontalina desde 1985, a extensão da homenagem, na sede nova, teve de ser autorizada pela Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO)A petição, para tanto, foi protocolizada junto ao TJGO pelo SINDJUSTIÇA, quando o sindicato foi noticiado da situação por Carlos Marques, neto de Antônio. O processo correu no Tribunal de Justiça em 2012, sob relatoria do desembargador João Waldeck Felix de Sousa. A Corte Especial do TJGO acatou o requerimento do SINDJUSTIÇA à unanimidade, após ouvir o magistrado relator e o juiz José Machado, que confirmaram aos desembargadores a qualificação de Antônio para a homenagem em questão.

comarca pontalina nome forum sindjustica10

Antonio de Paulo Siqueira e o juiz José Machado de Castro Neto

Considerado chefe de família exemplar, Antônio era conhecido na localidade pela simpatia e prestatividade. “Nesta data de hoje, o prédio do fórum da comarca de Pontalina recebe a sua certidão de nascimento. O tempo passará e, muitos que por aqui passarem verão, pois ficará na eternidade o nome do servidor homenageado pelo seu relevante trabalho à Justiça da comarca de Pontalina”, expressou, na solenidade, o diretor do foro local, juiz José Machado de Castro Neto. A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais, como o prefeito da cidade, Milton Ricardo.

Um membro da família de Antônio lembrou histórias do patriarca. A homenagem feita ao servidor pioneiro na cidade consolidou, pelo Judiciário, o reconhecimento aos serviços prestados por Antônio de Paula a este Poder constituído. Executivo e Legislativo de Pontalina também já haviam lembrado a contribuição de Antônio para o município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA

[tn3 origin=”album” ids=”3569″ transitions=”default”]


Wildcard SSL Certificates