A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA recebe em Goiás, para encontro, delegados de todas as regiões do Estado

Delegados sindicais com atuação em comarcas localizadas em todas as regiões do Estado participaram nesta quinta-feira (18) do primeiro dia de programação do II Encontro de Delegados Sindicais do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA). O evento continua nesta sexta-feira (19), na cidade de Goiás. Recepcionaram os delegados sindicais a presidente do SINDJUSTIÇA, Rosângela Alencar; o 1º vice-presidente da entidade, Fábio de Queiroz; o vice-presidente para Assuntos Socioesportivos, Fabrício Duarte, a vice-presidente para Assuntos Jurídicos, Maria de Fátima da Silva, e os advogados Arthur Calixto e Rúbia Bites.

sindjustica goias encontro delegados sindicais 2013 02A abertura do evento coube à presidente Rosângela, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela diretoria do sindicato, especialmente pelo vice-presidente Fábio de Queiroz, coordenador do encontro. E falou sobre os objetivos do SINDJUSTIÇA com a realização do evento. “Cada um que se faz presente neste encontro abraça conosco o compromisso de alinhar objetivos em busca da valorização dos servidores da Justiça. A atuação de cada delegado em sua comarca reforça esse propósito, une a categoria e, como consequência, amplia a nossa atuação na defesa dos interesses dos trabalhadores do Judiciário”, frisou.

Em seguida, o vice-presidente Fábio de Queiroz apresentou a programação do evento aos participantes e reforçou a importância do papel do delegado sindical em suas comarcas. “Se você foi eleito como delegado sindical é porque os servidores confiam na sua representação. Daí a razão desse encontro: tratar de temas de interesse dos delegados que atuam como braço do SINDJUSTIÇA, para que os servidores possam ser ainda melhor representados”, disse. “Onde houver uma unidade judiciária, o SINDJUSTIÇA estará lá. Ouvir, amparar e dar o encaminhamento de cada uma dessas questões são atribuições do delegado sindical”, enumerou.

sindjustica goias encontro delegados sindicais 2013 10O vice-presidente fez questão de agradecer a servidora Zilda Lobo, delegada sindical na comarca de Goiás, pelo apoio dado por ela à realização do encontro. “Nossa anfitriã não mediu esforços para que pudéssemos reunir os delegados e discutir avanços para a nossa categoria”, completou.

Em sua apresentação na noite desta quinta-feira, o vice-presidente Fabrício Duarte falou sobre o tema O que é um Sindicato: função, filiação, diretoria e direitos e deveres dos filiados. Antes, porém, lembrou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 190 é um passo importante para a categoria e que a matéria é parte da meta almejada pelos servidores do Judiciário brasileiro.

sindjustica goias encontro delegados sindicais 2013 15Fabrício Duarte percorreu a história do sindicalismo no mundo e no Brasil e destacou que a atividade sindical na atualidade é diferente daquilo que se praticou no passado. Disse que, no caso do SINDJUSTIÇA, a atuação se dá também dentro de um contexto diferente, já que o produto resultante do trabalho dos servidores não é palpável e se faz complexo, diferentemente do trabalhador de uma fábrica, por exemplo. “Nós entregamos Justiça. E quem vê o nosso trabalho e a importância dele é a sociedade, que recorre ao Judiciário.”

Ao falar do papel do SINDJUSTIÇA, o vice-presidente defendeu: “É preciso acabar com essa ideia de que aquilo que é de todo mundo acaba não sendo de ninguém. O que é de todos é para servir a todos. O sindicato somos nós, unidos e motivados pelo bem coletivo de uma categoria que serve à Justiça. É assim que defino o SINDJUSTIÇA. E é esse o espírito da nossa diretoria e de todos os delegados que vieram prestigiar esse evento que certamente nos fará mais fortes e preparados para as novas lutas.”

luciano marcio goncalvesLuciano Márcio Gonçalves, delegado sindical na comarca de Cromínia, destacou avanços nas conquistas dos servidores e reconheceu que a união da categoria e a atuação firme e forte do SINDJUSTIÇA é o que trouxe um pouco de melhoria para os servidores. “A isonomia entre conquistada com o PCS uniu ainda mais os servidores. Podemos dizer que, por isso, somos ainda mais fortes e, sendo mais fortes, podemos ir além”, disse Luciano.

Papel do delegado

Fabrício destacou ainda o papel do delegado sindical: “O delegado é quem tem legitimidade para representar o servidor em sua comarca. Esgotada a via do diálogo, cabe ao delegado comunicar o departamento jurídico do SINDJUSTIÇA, que está à disposição dos filiados para atuar na sua defesa, qualquer que seja a esfera ou instância necessária para resguardar seus direitos”, orientou.

Ao encerrar sua palestra e o primeiro dia de atividades do encontro, Fabrício Duarte reforçou a importância da união para os servidores. “Individualmente, não temos força suficiente para lutar pela nossa valorização funcional. Juntos, unidos em torno de um mesmo propósito, somos fortes. E foi essa força conjunta que nos deu condições para enfrentarmos 62 dias de greve, que resultou em um importante passo na carreira dos servidores do Judiciário, que foi o PCS”, acentuou.

Após o encerramento dos trabalhos neste primeiro dia de encontro, os servidores participaram de um jantar no Hotel Vila Boa, local onde está sendo realizado o evento. O convite serve como mais uma oportunidade de integração entre colegas que atuam em comarcas distintas em Goiás. A programação recomeça nesta sexta-feira, às 7h30, com um café da manhã.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA

[tn3 origin=”album” ids=”3223″ transitions=”default”]


Wildcard SSL Certificates