A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Relacionamento entre servidores e advogados é pauta de reunião entre SINDJUSTIÇA e OAB-GO

Com objetivo de melhorar o relacionamento entre advogados e servidores da Justiça goiana e encontrar soluções quanto à destinação de vagas de estacionamento para servidores da Justiça no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, na capital, o primeiro vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Fábio Queiroz, acompanhado do advogado do sindicato Arthur Calixto se reuniram na tarde desta sexta-feira (3) com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Henrique Tibúrcio. Uma campanha de relacionamento entre as entidades e seus representantes foi sugerida na ocasião.

Por iniciativa do SINDJUSTIÇA, Fábio Queiroz expôs a Tibúrcio as dificuldades relatadas por servidores quanto ao tratamento recebido por eles de alguns advogados, principalmente nas comarcas do interior. “Nós temos orientado os servidores em relação a este assunto e viemos solicitar à OAB-GO que oriente também os advogados. Tem nos chegado várias reclamações de servidores. Queremos evitar a ocorrência de um conflito que venha impactar negativamente o andamento dos processos e a celeridade da Justiça”, explicou Fábio.

Tibúrcio ponderou que duas coisas podem provocar esse estranhamento. A primeira, é que o ritmo do Judiciário é diferente do crescimento do mercado na área. A segunda, o déficit de servidores. “O acréscimo do número de profissionais não acompanha o aumento do número de servidores e isso é um problema. O Estado hoje conta com 25 mil advogados. Eles são exigentes e o Judiciário não cresce na mesma proporção. Como é que a gente faz?”, questionou, colocando também que advogados já recebem orientação das subseções no interior.

Segundo Tibúrcio, uma ação preliminar seria colocar os presidentes da Subseções da Ordem em contato com os delegados do SINDJUSTIÇA. “Temos um exemplo de que o diálogo funciona quando fazemos a OAB itinerante, por exemplo. É visível a melhoria do relacionamento entre advogados e magistrados e essa pode ser a primeira medida”, sugeriu. “Ainda me coloco à disposição para participar, se for possível. Faço questão de ir”, afirmou o presidente da OAB-GO, mostrando abertura para resolver a questão. “Quanto mais parceria e bom relacionamento em prol do jurisdicionado, melhor”, concordou Fábio.

A outra medida ponderada na reunião seria uma campanha que promovesse relacionamento positivo entre advogados e servidores. “Nós poderíamos criar um nome para um programa promovido pelo SINDJUSTIÇA e a OAB”, sugeriu Athur Calixto. Tibúrcio disse que está aberto a ideias e que vai enviar a sugestão de uma campanha para a equipe de marketing da OAB-GO.

Segundo o vice-presidente, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) precisa também reestruturar as comarcas com relação à distribuição dos servidores na tentativa de diminuir o déficit existente hoje, atenuando a demanda de trabalho, o que poderia proporcionar melhor atendimento tanto aos advogados quanto às partes. O SINDJUSTIÇA, neste quesito, disponibilizou formulário eletrônico para servidores registrarem intenções de permuta para serem encaminhadas à Diretoria de Recursos Humanos do TJGO.

Estacionamento

Durante o encontro, o SINDJUSTIÇA abordou também a falta de vagas de estacionamento para servidores da Justiça no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, em Goiânia, enfrentada desde a criação da unidade, em 2010. Quarenta e oito dias após a Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia sobrestar para análise, por um período de 60 dias, o pedido formulado pelo SINDJUSTIÇA no mês de março para solucionar a destinação de vagas para servidores no Fórum, o diretor do Foro, juiz Átila Naves Amaral, “ofereceu a opção de reservar um espaço com 50 vagas de estacionamento para a advocacia”, conforme noticiado no site da OAB-GO no dia 10 de abril. “Estamos aqui buscando encontrar uma solução. Vim apresentar uma situação que pode dar mais desgaste futuramente. O servidor não consegue estacionar no local onde trabalha. Tentamos negociação com a Diretoria do Foro, fizemos pedido para destinação de vagas a servidores, mas ainda não conseguimos resolver a situação e é preciso encontrar um equilíbrio”, destacou Fábio.

De acordo com Tibúrcio, o pedido do SINDJUSTIÇA era desconhecido pela OAB-GO. “Nós não sabíamos do pleito do sindicato e essas vagas nos foram oferecidas porque não estariam sendo ocupadas”, explicou o presidente. “Nós até chegamos a cogitar ao juiz Átila que estacionássemos na Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), que fica ali ao lado, antes de conseguirmos as vagas. Mas ele disse que não precisaria por conta de um espaço que já estaria disponível no Fórum.” Tibúrcio sugeriu, então, que o sindicato solicitasse essas vagas de estacionamento disponíveis na associação para os servidores. “Se for o caso, nós iremos até à Diretoria do Foro para resolver essa questão. Me disponho a ajudar, mas não posso abrir mão do que conseguimos”, ressaltou Tibúrcio.

“Apenas não queremos o conflito e isso pode gerar um desgaste muito grande”, reiterou Fábio, posicionando que tem de haver consenso e que se não houver distribuição justa destas vagas, o SINDJUSTIÇA tomará novas providências. Tibúrcio disse que a partir de agora o assunto também será uma preocupação da OAB-GO. “Uma medida positiva seria a criação de um sistema de identificação de servidores e advogados com fornecimento de tickets para controlar a entrada e saída de veículos”, sugeriu Fábio após o encontro. A ideia ainda será repassada à diretoria do sindicato e analisada a sua viabilidade.

Segundo informações obtidas pelo SINDJUSTIÇA, atualmente, trabalham no Fórum aproximadamente 800 pessoas entre servidores, promotores, magistrados e estágiários. São cerca de 425 vagas de estacionamento disponíveis para atender a todos, incluindo vagas já destinadas para a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Trânsito. Como informado anteriormente, são 25 mil advogados atuando hoje em Goiás.

[tn3 origin=”album” ids=”2912″ transitions=”default”]

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates