A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Diretoria do SINDJUSTIÇA visita servidores de Goianira

Dando continuidade ao projeto Giro pelo Interior, o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), por meio do 1º vice-presidente da entidade, Fábio Queiroz, visitou nesta quinta-feira (14) a cidade de Goianira, chegando a quase dez municípios visitados somente este ano no Estado. Fábio Queiroz estava acompanhado da advogada do sindicato, Rúbia Bites Silva. Dentre as questões levantadas junto aos servidores que atuam na comarca, as principais delas dizem respeito à sobrecarga de processos e ao déficit de servidores na unidade judiciária.

Os representantes da diretoria do SINDJUSTIÇA foram recebidos na comarca por servidores, pelo delegado Regional, Claiton Alexandre Carvalho, e pela magistrada Viviane Attalah, diretora do fórum local. Fábio Queiroz e a advogada Rúbia Bites Silva visitaram as escrivanias da Fazenda Pública, Ambiental e 2ª Cível, onde atua o escrivão Francisco de Souza e onde tramitam 4 mil processos; e a Escrivania de Sucessões e 1ª Vara Cível, de Família e Juventude, onde está lotada a escrivã Marilda Conceição da Fonseca. Na unidade, tramitam outros 3 mil processos, sendo esta a mais carente de servidores.

O delegado Regional, Claiton Alexandre, lembrou que Goianira experimentou nos últimos anos um aumento significativo da população e do número de bairros, acarretando, consequentemente, aumento da demanda judicial. Por outro lado, a comarca continua a sofrer com o déficit de servidores. Os oficiais de Justiça, por exemplo, num total de três, têm dificuldades para o cumprimento dos mandados. ”Goianira se tornou uma cidade dormitório, o que dificulta bastante os trabalhos do Poder Judiciário, principalmente para os oficiais”, friscou.

A deficiência de segurança da unidade judiciária também esteve em pauta. O fórum foi inaugurado em 2007, tem boa estrutura, mas segurança precária. O prédio conta somente com uma cerca elétrica doada pela Prefeitura Municipal e um alarme, o que já demonstrou ser insuficiente para garantir a segurança dos trabalhadores, dos usuários e do próprio prédio.

Durante a reunião, os servidores conversaram com os representantes do SINDJUSTIÇA, ainda, sobre o pedido, já encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, de elevação da comarca; auxílio-alimentação, data-base; e outros assuntos de interesse dos servidores. A magistrada Viviane Attalah reconheceu e elogiou os esforços dos servidores para a melhor prestação jurisdicional. “Todos fazem o melhor e o que é possível pelo bom trabalho judicial na Comarca de Goianira”, destacou, ao agradecer a visita do SINDJUSTIÇA.

“Através de nossas visitas, o SINDJUSTIÇA presencia de perto as dificuldades enfrentadas nas comarcas do interior e na capital. A necessidade de uma reestruturação do Judiciário, principalmente para solucionar o déficit de servidores, é de suma importância, pois o TJ reconhece esse fato e há tempo estamos noticiando esta situação na expectativa de um resultado positivo”, declarou Fábio Queiroz.

Em janeiro, o Giro pelo Interior chegou a Estrela do Norte, Ceres e Rialma. Em feveiro, a diretoria do SINDJUSTIÇA visitou Corumbaíba, Cumari, Goiandira e Catalão, no Sul do Estado. E no começo deste mês, o sindicato esteve na cidade de Anápolis. No ano passado, mais de uma dezena de comarcas também receberam a visita da entidade. As questões apresentadas pelos servidores têm gerado demandas que são levadas ao conhecimento do TJGO, visando sua solução definitiva.

[tn3 origin=”album” ids=”2843″ transitions=”default”]

Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates