A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Escrivã fala sobre rotina do trabalho em Cromínia

Júnia Maria Silvério Ferreira

Júnia Maria Silvério Ferreira é delegada sindical do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás na comarca de Cromínia. Servidora efetiva do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) há 12 anos, Júnia é escrivã e a terceira personagem da série Funções da Carreira Jurídica. Em entrevista ao portal do SINDJUSTIÇA, Júnia relata um pouco da rotina de trabalho no município e confessa: “Escolhi ser escrivã e adoro a minha função”, admitiu.

“Tomei posse no cargo de escrivã judiciária em maio de 2000, mas presto serviço ao Tribunal desde 12/11/1998, data da instalação da comarca de Cromínia”, contou a servidora em entrevista ao nosso portal. Na época, Júnia era funcionária cedida pelo Legislativo Municipal. “Hoje sou graduada em Direito e faço especialização em Processo Constitucional”, destacou.

Júnia Maria trabalha no cartório local. Para facilitar a rotina diária, recentemente a escrivã sugeriu uma mudança no Sistema de Primeiro de Grau (SPG). Uma solução simples, mas que beneficiaria todo o Estado. “Ficava desanimada de ficar digitando sempre o mesmo endereço na expedição de Cartas de Intimação e Citação. Sugeri, então, que o endereço do destinatário dos documentos digitados permanecesse ali quando os mandasse para a impressão e tivesse que voltar ao sistema para expedir novo documento”, relatou. 

Segundo Júnia, o primeiro contato com o SPG se deu no ano de 2008. “Em setembro, recebemos treinamento do TJGO e começamos a operar o sistema aqui na comarca.” Após estudo do TJGO, a mudança foi viabilizada. “A modificação foi incluída no SPG e já está funcionando. A medida tornou mais ágil nosso serviço, visto que a escrivania expede muitas Cartas de Intimação para o mesmo procurador, procuradoria ou parte. Agora, o endereço permanece automaticamente no sistema”, comemora.

A escrivã acredita que o serviço de expedição de documentos e atos processuais, como mandados, precatórias, termos e alvarás pode progredir com o auxílio da tecnologia. “Também solicitei a criação de um comando no SPG para resgate de despachos e decisões do SDM – Sistema de Decisões Monocráticas – na confecção destes documentos. Mas, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás entendeu que a mudança seria muito grande e não era viável.” A medida foi indeferida pelo órgão. 

Aprimoramento profissional

A servidora destaca a importância de aperfeiçoar conhecimento para a melhoria das rotinas e está sempre “antenada”, diz. “Fiquei sabendo que será realizado um curso pela plataforma EaD relacionado ao aprimoramento dos serviços cartorários e também fiz recentemente o curso do Execpenweb. Foi muito bom. Esse novo sistema de cálculo fez com que nosso serviço melhorasse muito”, afirmou Júnia, que fez questão de enaltecer o trabalho dos colegas que ministraram o curso. “Quero registrar a competência da Nair e da Wilana na elaboração e aplicação do Execpenweb, bem como parabenizá-las de público.”

O treinamento dado aos servidores foi promovido pelo TJGO e contou com a parceria do sindicato. “Acredito que o SINDJUSTIÇA tem acompanhado de perto todas as atividades desenvolvidas pelo TJGO e tem sido parceiro. Entendo que isso é sempre muito bom, pois podemos contar com mais um apoio”, destacou a servidora.

Ser escrivã

O profissional é o responsável pela escrivania e coordena todo o serviço cartorário. “Lidamos com assuntos muito distintos no cartório e temos que ser altamente precisos e ágeis. Sou a pessoa mais cobrada, incluindo produção de vários relatórios, e me sinto totalmente responsável pela equipe. Temos muitas responsabilidades, mas gosto de coordenar o serviço.” 

Conforme a servidora, até a comarca ser instalada no município ela não tinha noção do que vinha a ser a profissão, mas, desde o inicio da instalação do cartório, foi o cargo que sempre quis ocupar. “Gosto de aprimorar o trabalho, de ser produtiva e ver as coisas acontecendo. Se eu aposentar ali, ficarei satisfeita”, confessou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates