A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidor fala sobre funcionamento do Departamento de Autuação do TJGO

Dalme Vaz de Siqueira

Dalme Vaz de Siqueira, de 50 anos, é diretor da Divisão de Autuação do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO)função que tem orgulho de dizer que exerce. “Gosto de tudo o que eu faço e, apesar de ser um trabalho complexo, não acho dificuldade em nada”, declara. Com 30 anos de carreira, grande parte deles exercidos no Tribunal, o servidor, que é filiado ao Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), conta que já atuou em diversas funções e em diferentes departamentos, o que lhe rendeu muito conhecimento. “A gente nunca chega em um lugar sabendo de tudo. É sempre possível aprender a cada dia. Hoje aprendo e também ensino o que posso àqueles que trabalham comigo”, diz.

Dalme Vaz é o primeiro personagem da série Funções da Carreira Jurídica, que o portal do SINDJUSTIÇA estreia hoje. No decorrer das próximas semanas serão publicadas reportagens nas quais servidores contarão como trabalham e o que fazem em suas funções dentro do TJGO.

Conforme conta o servidor, a Divisão de Autuação é a unidade do TJGO responsável por receber todos os autos em grau de recurso do Estado e ainda aqueles de competência originária, ou seja, casos que não podem ser julgados por um juiz. “Quando um processo chega ao departamento, fazemos a montagem e a encadernação dos autos para organizar o caderno processual. Depois vem a parte jurídica. Fazemos a leitura dos autos e processamos no sistema para encaminhar ao desembargador relator”, explica.

Dalme ressalta que trabalha como gestor na área e que coordena a Divisão, que tem  hoje cerca de 40 servidores. “Todos estão sob a minha responsabilidade. Faço com eles reuniões periódicas para que possamos tomar decisões em conjunto e assim aperfeiçoar o nosso trabalho”, destaca. O diretor da Divisão de Autuação conta que sua mesa está cheia de processos e que este grande volume de trabalho a ser feito é comum na unidade. “Grande parte dos processos físicos do TJGO passam por aqui porque muitos têm recurso”, revela.

O bom atendimento aos advogados e às partes que passam pela Divisão é uma das principais regras disseminadas por Dalme no departamento. “O bom atendimento é papel do servidor público e procuramos fazer isso sempre. Prezo a produtividade aliada à qualidade”, acrescenta.

Serviços gerais

Dalme Vaz ingressou no mercado de trabalho há 30 anos como agente administrativo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como na época muitos trabalhadores se colocavam à disposição, ele foi convidado por um desembargador para trabalhar na Divisão de Serviços Gerais do TJGO. No departamento, Dalme começou a atuar como assessor da área e cuidava de cada detalhe. “Eu administrava todo o serviço de manutenção, os serviços terceirizados e questões de infraestrutura”, conta.

Dois anos depois, o servidor foi para a Diretoria Financeira do Tribunal, onde trabalhou por 12 anos como chefe de precatórios. “Nessa área trabalhamos com as dívidas do Estado”, esclarece. Nesse período, Dalme ajudou a fundar o Departamento de Precatórios, onde atuou por cerca de 4 anos. O servidor também exerceu a função de assessor da Diretoria Judiciária por seis anos.


Wildcard SSL Certificates