A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Atuação de servidores contribuiu para que TJGO vença prêmio do CNJ

Foto: Wagner Soares

O empenho e dedicação dos cerca de 400 servidores da Justiça do Estado de Goiás contribuíram para o ótimo desempenho do Judiciário goiano durante a 7ª Semana Nacional da Conciliação. Desempenho este que rendeu prêmio à Corte. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) foi o vencedor do 3º Prêmio Conciliar é Legal, na categoria Justiça Estadual, uma vez que alcançou o maior número de acordos durante a 7ª Semana Nacional da Conciliação. Foram realizadas 43.169 audiências de conciliação nos sete dias do evento, que resultaram em 40.075 acordos. Um índice positivo de 92,8% do total. A solenidade de entrega do prêmio será realizada nesta terça-feira (11), a partir das 14 horas, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Rosângela Alencar, que cumprimenta os servidores pelo trabalho desenvolvido durante a Semana da Conciliação desse ano, os números comprovam a eficácia do envolvimento da categoria na resolução de conflitos judiciais. Os profissionais trabalharam nas comarcas de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde.

O resultado da 7ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre os dias 7 e 14 de novembro, em todo o País, levou o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, a determinar um estudo para avaliar a possibilidade de ser feita, no primeiro semestre de 2013, a 1ª Semana Estadual de Conciliação. Para se ter uma ideia da importância do envolvimento dos servidores, que se comprometem muito com a ágil prestação jurisdicional, o Poder Judiciário goiano reduziu, em apenas uma semana, 1% da sua taxa de congestionamento. Evitou, além disso, que 2% dela se transformasse em processos.

O SINDJUSTIÇA, que se pauta pela excelência no atendimento ao jurisdicionado, reconhece e enaltece esse avanço. Até o presidente da Comissão de Acesso à Justiça do CNJ, conselheiro Neves Amorim, frisa que os números do TJGO estão entre os melhores do País. “A participação de todos, em todas as comarcas, é imprescindível. Mais uma vez, digna de menção elogiosa a atuação do Tribunal de Justiça de Goiás, assim como a de outros tribunais, que têm se preocupado em garantir a mesma qualidade de acesso à Justiça em todas as suas unidades judiciais”, ressaltou. Rosângela Alencar destacou o comprometimento dos servidores, que se desdobraram na mobilização da campanha e trabalharam para alcançar o melhor resultado possível.

O Conselheiro Neves Amorim ficou impressionado com a quantidade de audiências realizadas em Goiás e que não haviam sido designadas, o que indica ter havido um expressivo número de audiências de conciliação pré-processual. “A realização de conciliações pré-processuais é, em si, muito positiva. Revela que a campanha foi bem feita e que houve adesão da população à cultura de paz e de entendimento, o grande mote da Semana da Conciliação”, disse ele.


Wildcard SSL Certificates