A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA comparece à abertura dos trabalhos no TJGO

Foto: Hernany César

O Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) compareceu, na manhã desta segunda-feira (19), à abertura oficial da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas unidades judiciárias e administrativas de 1º e de 2ª grau do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O vice-presidente da entidade, Fabrício Duarte de Sousa, representou a presidente, Rosângela Alencar, convidada pelo órgão encarregado de controlar a atuação administrativa e financeira dos tribunais, além de supervisionar o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. O evento foi realizado no auditório do TJGO, no Setor Oeste, em Goiânia.

Representante do corregedor nacional da Justiça, ministro Francisco Falcão, o conselheiro do CNJ Jefferson Kravchychyn afirmou, em entrevista coletiva, que espera do SINDJUSTIÇA indicação de sugestões dentro da estrutura do Judiciário estadual. “Não queremos reclamações em forma de denúncias simples e vazias, mas sugestões para resolvermos os problemas existentes”, diz o conselheiro, ressaltando que Goiás é um dos estados com menores índices de reclamações registradas junto ao CNJ.

O conselheiro Jefferson Kravchychyn afirma, ainda, que “é recorrente, no Brasil, pequeno número de servidores e de magistrados, falta de treinamentos para estes profissionais e instalações insuficientes nos fóruns. Queremos ouvir todos os setores sociais, para que possamos buscar soluções ao bom atendimento ao jurisdicionado no TJGO”, pontua o representante do CNJ. “Apesar de o tribunal goiano apresentar relativa agilidade na prestação jurisdicional, ainda encontramos várias deficiências, só que ele não está entre os piores do País. Mas o nosso objetivo é o ótimo, e não o bom”, emenda.

O conselheiro do CNJ ressalta, ainda, que o CNJ aguarda informações não somente dos problemas dos servidores, mas também da estrutura do Judiciário goiano. “Os entraves dos servidores o CNJ já conhece, mas é importante que levem outros também, que ainda não conhecemos”, destaca Jefferson Kravchychyn. “O SINDJUSTIÇA vai cumprir o seu papel e, ao ensejo da inspeção, verificar o andamento dos pleitos da entidade junto ao TJGO”, assegura a presidente da entidade.

Para Fabrício Duarte, o conselheiro do CNJ demonstrou estar ciente dos problemas que permeiam o judiciário brasileiro. Sua manifestação durante a abertura da inspeção, de acordo com o vice-presidente, demonstra que a luta do SINDJUSTIÇA em defesa de melhor qualidade de vida para os que trabalham pela Justiça, encontra sintonia junto ao CNJ. A transparência no ambiente do Judiciário, também defendida pelo conselheiro, é outro ponto de consonância, segundo Fabrício Duarte, com a atuação do SINDJUSTIÇA e da gestão do TJGO.

O presidente do tribunal goiano, desembargador Leobino Valente Chaves, fez questão de destacar o papel do sindicato para a melhoria do bom atendimento à população. “A colaboração do SINDJUSTIÇA é de suma importância, sobretudo porque conhece de perto a realidade do Judiciário”, ressalta, para acrescentar: “Esperamos propostas que possam nos levar à tentativa de resolução dos problemas. Tragam as sugestões do que podemos melhorar, porque vamos trabalhar com essa finalidade”, promete.

Atendimento ao público

A equipe do CNJ vai fazer atendimento ao público, na sala da biblioteca do TJGO, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, no Setor Oeste, andar térreo, sala 100. O objetivo é registrar a manifestação dos interessados, que deverão comparecer munidos de cópias de documento de identificação civil, do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de comprovante de residência. Os cidadãos serão atendidos hoje (19), das 14 às 17 horas; de 20 a 22, das 9 às 17 horas, e, no dia 23, das 9 às 16 horas.

A inspeção termina na próxima sexta-feira (23) e foi determinada pela Portaria nº 135, assinada pelo corregedor nacional da Justiça. A comitiva do conselho nacional é formada por 6 juízes-auxiliares e 19 servidores do CNJ, 6 magistrados de outros Estados, 2 servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), 1 do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e 2 do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).


Wildcard SSL Certificates