A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidores falam sobre envolvimento com o trabalho

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, abriu os trabalhos da 7ª Semana da Conciliação do Estado, hoje (07), em Goiânia, iniciativa da qual fazem parte cerca de 400 servidores do órgão. Ele saudou todos os trabalhadores do evento que, conforme declarou, é de suma importância para a população, pois visa dar celeridade à prestação jurisdicional.

De acordo com os organizadores da Semana da Conciliação, cerca de 320 servidores que estão atuando no evento são de Goiânia e mais de 60 são das comarcas de Caldas Novas e Rio Verde, que integram pela primeira vez o movimento. A maioria desses trabalhadores participa de forma voluntária das ações de conciliação desenvolvidas neste período.

Nicole Nery

A analista da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO, Nicole Nery, é um exemplo de servidores que se dedicam ao trabalho realizado na Semana da Conciliação. A analista está atuando na parte de coordenação-geral do evento. “Nós que estamos aqui como voluntários acreditamos que estamos prestando um grande serviço à sociedade, já que este evento tem como objetivo beneficiar os cidadãos”, destaca.

Para Nicole Nery, que é filiada ao Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), o evento tem o intuito de desafogar os processos das varas da Justiça. “Trabalhamos em conjunto para que os serviços da Justiça possam fluir, melhor trazendo benefícios ao próximo”, diz.

Paranahyba Santana

Paranahyba Santana é assessor de Gestão Estratégica do TJGO. No evento ele tem como função acompanhar os casos de conciliação para depois providenciar um relatório completo. “Tenho observado as pessoas e vejo nelas um misto de esperança e segurança. Elas entram aqui esperançosas em conseguir resolver situações pendentes. É uma oportunidade dada a estas pessoas para resolverem seus problemas com a Justiça de forma bem mais rápida do que se elas fossem aguardar o processo tramitar normalmente”, afirma o servidor, também filiado ao SINDJUSTIÇA.

Gabriela Ataíde

A auxiliar judiciária do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO Gabriela Ataíde participa da Semana da Conciliação pela 4ª vez. Ela é responsável por reunir os dados estatísticos do evento, que, conforme diz, é muito importante para a sociedade, pois auxilia a população no acesso aos serviços da Justiça. “Os processos são resolvidos de forma mais rápida e as pessoas quitam seus débitos de maneira simples”, acentua.

Ana Carla do Amaral de Oliveira

Ana Carla do Amaral de Oliveira, servidora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos do TJGO, coordena a atuação dos conciliadores que atuam de forma voluntária na Estação Goiânia. “A conciliação aproxima o Poder Judiciário da sociedade e ajuda a dar celeridade na solução dos processos”, afirma. “A conciliação é uma forma de disseminar a cultura de paz”, reforça.

A Semana da Conciliação busca disseminar a cultura da paz, por meio das conciliações. Gabriela Ataíde lembra que o número de processos geralmente resolvidos no evento, principalmente nas varas de Família, é muito grande. “A conciliação acaba com a angústia das pessoas que têm pendências judiciais. O papel do servidor no evento é essencial dentro deste processo”, ressalta.

Segundo o desembargador Leobino Valente Chaves, a expectativa para o evento deste ano é superar os 18 mil atendimentos, número alcançado pela Semana de Conciliação do ano passado. Somente em Goiânia, já haviam sido agendadas 15,3 mil audiências nas áreas Cível, de Família e Criminal, além de exames de DNA, dentro do projeto Pai Presente, executado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CCJ-GO).

Confira, em áudio, entrevistas concedidas por servidores filiados ao SINDJUSTIÇA que neste ano participam das atividades da 7ª Semana da Conciliação.

ana carla oliveira sindjustica semana conciliacao

(Ana Carla do Amaral de Oliveira, servidora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos do TJGO)
(Paranayba Santana, assessor da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO)

Wildcard SSL Certificates