A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Cerca de 400 servidores da Justiça participam do mutirão em Goiás

Cerca de 400 servidores da Justiça de Goiás participarão, de 7 a 14 de novembro, da 7ª Semana Nacional da Conciliação, no Estado. Pela primeira vez, o esforço coletivo para resolução de processos judiciais é realizado, ainda, durante o final de semana. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 20 mil audiências, somente em Goiânia e em Caldas Novas. A população de Rio Verde também contará com os trabalhos concentrados, mas ainda não foi divulgada a quantidade de audiências agendadas na região.

Somente em Goiânia, já estavam agengadas, hoje (6), 15,3 mil audiências nas áreas cível, de família e criminal, além de exames de DNA, dentro do projeto Pai Presente, executado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CCJ-GO). A expectativa dos organizadores é de que, na capital, com a atuação de aproximadamente 320 servidores, esta sétima edição supere 18,2 mil acordos e audiências pré-processuais e processuais, média de acordos do último ano. Elas envolvem executivos fiscais municipais, já alcançados no evento anterior, o que dependerá da demanda espontânea dos munícipes e contribuintes.

Na capital, a Semana Nacional da Conciliação será realizada na Estação Goiânia, no Centro, no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis e Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), ambos no no Jardim Goiás. Além dos servidores, devem participar, ainda, 43 juízes voluntários, nomeados por Decreto, além de advogados, promotores de Justiça e defensores públicos.

Nas cidades de Caldas Novas e Rio Verde, o evento, que visa à celeridade da prestação jurisdicional, deve contar com o empenho de mais de 30 servidores, cada uma. Os trabalhos serão realizados nos fóruns locais e, ainda, nas demais varas e juizados das comarcas do interior do Poder Judiciário que aderiram à semana.

Coordenadora da Conciliação em Caldas Novas, a servidora de Justiça Elizabeth dos Reis Moreira ressalta que a participação da categoria é fundamental para o sucesso da semana. “Os profissionais passam mais segurança e credibilidade para as partes, já que trabalham, diariamente, nessa área e tem familiaridade com os processos”, acredita ela.

Realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais brasileiros, a Semana Nacional da Conciliação deve colaborar para disseminar a cultura da paz, ampliar a realização de acordos por meio da conciliação e auxiliar na redução da taxa de congestionamento, metas do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça de Goiás.


Wildcard SSL Certificates