A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA destaca importância da atuação dos delegados sindicais

“Nós, delegados sindicais, somos a voz do servidores na suas comarcas. Somos responsáveis por representá-los, defendendo os seus interesses e ouvindo suas reivindicações”, destaca a delegada sindical da comarca de Valparaíso, Jucilene Junqueira Amorim. Conforme o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), a figura do delegado sindical é peça fundamental dentro do trabalho feito pela entidade.

A gestão da presidente Rosângela Alencar tem caminhado no sentido de fortalecer a atuação destes delegados nas suas respectivas regiões. Para tanto, a diretoria da entidade tem buscado estar presente nas comarcas do interior a fim de conhecer a realidade vivida por elas e, assim, contribuir com políticas de melhoria para os filiados por meio do seu braço no interior, que é justamente a Delegacia Sindical, segundo reforça a presidente do SINDJUSTIÇA.

De acordo com o vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fábio Queiroz, como representante direto da classe nos municípios, o delegado sindical atua em sua comarca como presença viva do próprio sindicato. “Ele tem a incumbência de representar, defender, ouvir e estimular os seus colegas. É um fiscalizador dos direitos e deveres dos servidores filiados”, afirma.

Jucilene Amorim atua como delegada na comarca de Valparaíso há dois anos. Ela assumiu o cargo por indicação dos colegas do Fórum. “Os servidores acharam que eu tinha perfil para ser delegada e eu assumi essa responsabilidade”, conta. Segundo ela, o delegado tem vários papéis, como defender os interesses dos servidores, ouvir suas reivindicações e repassar para a diretoria do Foro, além resolver problemas dos trabalhadores que atuam na região.

Fábio Queiroz completa que cabe a esse profissional a obrigação de observar o ambiente de trabalho, zelar pelo bom relacionamento entre os filiados e apontar as dificuldades encontradas. “Ele deve atuar como uma ponte nas reivindicações, que serão encaminhadas através de petições e ofícios ao diretor do Fórum, devendo sempre informar ao sindicato as suas ações realizadas na comarca, estando o mesmo amparado por lei, por ser um defensor e colaborador do trabalho sindical”, acentua.

Lionidas Gimenes Filho, delegado sindical da comarca de Catalão reitera a importância dessas atribuições da função. “Somos responsáveis por fazer o intercâmbio entre os servidores e o sindicato. Precisamos apoiar e proporcionar bem-estar ao servidor”, ressalta. Problemas de infraestrutura e criação de convênios visando oferecer boas oportunidades aos trabalhadores da comarca são outros papéis do delegado, conforme Lionidas.

O delegado da comarca de Catalão também assumiu há dois, anos por indicação dos servidores do Fórum. “Antes de assumir o cargo, eu já ia atrás do delegado anterior em busca de respostas a alguns problemas e insistia para que fossem resolvidos”, relata.

O vice-presidente do SINDJUSTIÇA informa que a Delegacia Sindical é o local onde os filiados podem obter informações, reivindicar a defesa dos seus interesses coletivos e individuais relacionados à comarca bem como discutir em reuniões as deficiências do ambiente de trabalho, elaborando pedidos e metas a serem dirigidas ao diretor do Fórum.


Wildcard SSL Certificates