A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidor que possui deficiência visual elogia mudanças feitas no site do SINDJUSTIÇA

Antônio Pereira Leite: site se tornou acessível

Antônio Pereira Leite, de 31 anos, é cego. Ele trabalha como auxiliar-judiciário no Tribunal de Justiça de Goiás desde 2007. Hoje conta que lê as notícias do site do Sindicato dos Servidores e Serventuários do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) pelo menos quatro vezes por semana. A página do sindicato na internet passou por uma reformulação em junho desse ano para que se tornasse acessível a pessoas com deficiências, como a visual.

“O novo site do SINDJUSTIÇA traz as informações pertinentes e que são aquelas  que o servidor procura saber. Uma página constantemente atualizada para informar os serventuários sobre o que acontece no sindicato, no Tribunal e nas comarcas do interior, bem como divulgar notícias que se relacionam com a Justiça”, avalia Antônio.

O auxiliar-Judiciário diz ter encontrado dificuldades para navegação quando o site foi lançado. “Tinha dificuldade principalmente para abrir os links de notícias. Parecia que estavam em frequente movimento, pressionava enter para acessar, mas não surtia efeito. Atualmente, isso não acontece”, diz. Antônio utiliza o leitor de tela Jaws para navegar na internet. Os programas desse tipo passam por textos e imagens e sintetizam a fala humana, ou seja, eles leem para o deficiente visual o que está na tela.

Para que essa leitura seja feita de modo que o deficiente visual possa entender é preciso que o site tenha elementos que o torne acessível. Foi isso que os desenvolvedores do portal do SINDJUSTIÇA fizeram. A equipe tentou usar ao máximo os elementos semânticos para que a leitura fosse compreensível. Todas as imagens publicadas no site possuem descrição e também foi instituída uma sequência lógica de tabulação.

Antônio conta que usa basicamente as teclas Tab e Shift+Tab para avançar e voltar entre os links; as setas para cima e para baixo para ler linha por linha e as setas esquerda e direita para navegar por caracteres. “Navego bastante no site e a frequência oscila de acordo com os fatos que afetam os servidores. O que mais me atrai na página são as notícias”, declara.


Wildcard SSL Certificates