A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA propõe campanha nacional em encontro da Fenajud

Sugestão de projeto de valorização da categoria em âmbito nacional proposto pela presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Rosângela Alencar, recebeu aceitação positiva dos representantes dos sindicatos estaduais, em encontro promovido pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizado em Natal (RN), de 30 de agosto a 1º de setembro.

O 6º Conselho de Representação e 7º Coletivo Jurídico reuniram representantes de 20 sindicatos de todo o País. Do Centro-Oeste, sindicatos dos servidores da Justiça de Goiás e Mato Grosso do Sul participaram dos debates sobre as perspectivas do Agravo de Instrumento nº 853.275, que trata do direito de greve dos servidores públicos; a aprovação da PEC 190/2007; análise de conjuntura no Judiciário; precarização das relações de trabalho e terceirização; e o controle social do Judiciário, entre outros temas de interesse da categoria. A vice-presidente para assuntos jurídicos, Maria de Fátima da Silva, e a advogada do sindicato, Rúbia Bites Silva, acompanharam as discussões.

Durante o encontro, Rosângela Alencar defendeu uma campanha nacional de valorização e o engajamento das entidades de representação da categoria. “A união dos sindicatos em uma campanha em todo o País repercute com mais eficácia do que ações isoladas, embora seja preciso reconhecer o esforço das entidades que têm agido neste sentido”, analisou a presidente.

Além da campanha de valorização dos servidores, a plenária decidiu também pela luta conjunta de ações voltadas à saúde do servidor. Segundo o presidente da Fenajud, Valter Assis Macedo, esses encontros são fundamentais para trocar experiências que podem ajudar na definição de ações que repercutam nacionalmente nos sindicatos. “Há trocas de informações sobre datas-base, planos de carreira, lutas dos servidores, entre tantos outros temas. Assim, com esta troca vamos encontrando caminhos possíveis para garantir aos trabalhadores dos Judiciários estaduais ferramentas de luta para atendimento de suas demandas, como por exemplo, a PEC 190”, ressaltou o presidente.


Wildcard SSL Certificates