A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Termina hoje prazo para inscrição em curso do CNJ para instrutores

Hoje é o último dia para a realização de inscrições ao 3º Curso de Formação de Instrutores em Conciliação e Mediação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os interessados devem enviar o currículo abreviado para conciliar@cnj.jus.br. A seleção ocorrerá até dia 3 setembro.

O curso de formação, que pretende alinhar os treinamentos em conciliação e mediação dos tribunais à Resolução 125, do CNJ, será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro (primeira turma) e de 15 a 19 de outubro (segunda turma) deste ano, em Brasília. Poderão participar servidores dos tribunais de Justiça ou voluntários que já tenham ao menos 32 horas de aulas em curso de formação em conciliação ou já possuam experiência de mais de 50 horas em mediação de conflito.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão experiências na área, tempo de docência e participações em treinamentos. As despesas com transporte e hospedagem dos servidores ficarão a cargo dos tribunais, que também deverão se comprometer a manter, posteriormente, o servidor em uma função que ele possa lecionar em cursos de capacitação de conciliadores, inclusive para servidores de outros Tribunais.

Apesar de gratuito, os alunos serão avaliados ao longo do curso e somente receberão certificação após ser aprovados. A resolução 125 do CNJ estabeleceu as diretrizes para implantação dessa prática consensual de resolução de conflito e instituiu, no Judiciário brasileiro, a chamada Política Nacional de Conciliação.

A conciliação e mediação são meios alternativos de resolução de conflitos. Na conciliação, um conciliador gerencia as negociações, avalia a situação e sugere propostas para que as partes alcancem um acordo. Já na mediação há menor influência de terceiros; o mediador faz o papel de um facilitador do diálogo com objetivo de identificar interesses comuns e solucionar o problema por meio da autocomposição. (Com informações do Portal do CNJ)



Wildcard SSL Certificates