A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Execução penal: servidores recebem capacitação em programa web

Servidores recebem treinamento sobre o Execpen Web (Foto: Hernany César)

Encerra-se nesta sexta-feira (17), após três dias de aulas intensivas, a capacitação da primeira turma do curso Implantação e Treinamento do Programa Execpen Web. O curso tem o objetivo de auxiliar servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) a utilizarem novo software desenvolvido pela instituição com o objetivo de potencializar o trabalho judicial voltado para a área de execução penal e contou com a participação de 30 pessoas de diversas comarcas do Estado. As palestras foram ministradas por Nair Pinheiro de Moura, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás e Wilana Carlos da Silva, da Diretoria de Informática do TJGO, no auditório do Clube do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), no Setor Coimbra.

Nair Pinheiro, responsável pela área de execução penal em Goiás e líder da parte jurídica do Execpen Web, explica que neste semestre serão realizados mais quatro cursos com o mesmo objetivo. As comarcas participantes são selecionadas de acordo com a necessidade de cada região. Nesta primeira turma estão presentes servidores de comarcas como Luziânia, Ipameri, Águas Lindas, Valparaíso, Paraúna, Trindade, Cidade Ocidental, entre outras.

O Execpen Web vem substituir a versão do antigo programa utilizado para a realização de cálculos de liquidação de pena, Execpen. Esta atualização visa dispor digitalmente dados dos processos de todas as comarcas do Estado e permitir que o procedimento de realização de cálculos de penas seja feito por meio da internet. Criadora do software Execpen Web, Wilana da Silva explica que “foi realizado todo um trabalho de implantação de dados. O objetivo é descongestionar o antigo sistema, que já não atende às reivindicações da Justiça estadual”.

Anderson e Leonnela (no destaque): avaliação positiva (Foto: Hernany César)

Nair Pinheiro explica que a partir de agora o programa, que já era utilizado em algumas cidades, será distribuído para todo Estado. “Desenvolvemos com muita excelência este programa. Ele vai servir como referencial, não só para a Justiça de Goiás, mas para todo o país”, ressalta. Ainda segundo Nair, esta inovação é importante para trazer maior segurança e eficácia no modo de executar os cálculos de liquidação penal.

A opinião dos servidores que participam da capacitação é positiva quanto à importância e aplicação do software. “Creio que vai ajudar bastante. Os trabalhos ficam mais precisos e temos maior segurança e agilidade nos cálculos”, ressalta Anderson Ferreira Gomes, servidor da comarca de Valparaíso. Leonnela Lúcia Vieira, da comarca de Cocalzinho de Goiás, também demonstra estar satisfeita com a novidade. “É um sistema inovador e que veio dar celeridade aos trabalhos dos servidores”.

Fonte: Centro de Comunicação Social do TJGO


Wildcard SSL Certificates