A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidores do Judiciário falam sobre laços de amizade no ambiente de trabalho

Nessa sexta-feira (20/7), comemora-se o Dia Internacional da Amizade. Para celebrar essa data de forma especial, a equipe de comunicação do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça) reuniu algumas histórias de servidores que se conheceram no ambiente de trabalho e estabeleceram grandes laços de amizade.

José Fernandes Ferreira e Daniel Teixeira de Brito

A primeira delas teve início no dia 14 de abril de 1971, quando o atual vice-presidente de assuntos das comarcas do interior do Sindjustiça, Daniel Teixeira de Brito, começou a trabalhar como oficial de justiça no Fórum da Comarca de Goiânia, onde conheceu José Fernandes Ferreira, que também exercia a função de oficial de justiça.

A convivência profissional e a empatia entre os dois companheiros de trabalho foram suficientes para estabelecer uma amizade que já dura mais de 40 anos. “O Zezinho é um grande irmão. Ele faz parte da minha família. Somos inseparáveis. A esposa dele, dona Nair, me trata como um filho. No cotidiano de trabalho em que nós dividíamos inúmeras tarefas nunca houve uma briga ou desavença, sempre prevalecendo o respeito e a sinceridade”, declarou Daniel.

O oficial de justiça aposentado, José Fernandes Ferreira não disfarça o sentimento de alegria e satisfação que ele tem por essa amizade.

“Fazemos aniversário no mesmo dia (5 de fevereiro), até nisso nós combinamos. Nessa data, nossa família se torna uma só. Acredito que a sinceridade e o respeito são os principais ingredientes desse relacionamento. Tenho 70 anos de idade e me sinto muito seguro, pois sei que posso contar com o companheirismo e lealdade do meu amigo Daniel”, acrescentou José.

Emocionado, o vice-presidente do Sindicato lembrou um episódio que, segundo ele, marcou sua vida. “Foi quando o Zé foi garimpar no rio Madeira. Em Rondônia, ele foi acometido pela doença de malária e emagreceu 19 quilos. Quando o vi naquela situação, abatido e bastante debilitado, achei que ele não iria aguentar. Diante daquele quadro, temi perder o meu grande amigo. Graças a Deus ele conseguiu se recuperar. A alegria de partilhar a vida com uma pessoa é uma dádiva divina e não tem preço”, contou Daniel.

Grupo

Grupo de amigas da Corregedoria (Foto: arquivo pessoal)

Na Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás, um grupo de nove amigas que se conheceram no ano de 1993 é outro grande exemplo de laços de amizade construidos no ambiente de trabalho. Desde então elas se reúnem todas as quartas-feiras. “Nosso grupo é formado pela Simone, Maria Beatriz, Divina, Janete, Luciana, Benilde, Cláudia e Maria de Fátima. A quarta-feira é sagrada. Escolhemos esse dia para jogar conversa fora e dividirmos momentos de alegria e de tristeza. Tenho orgulho de fazer parte dessa imensa família. Esses encontros semanais funcionam como um apoio e isso influencia na nossa produtividade”, disse Eurides Cadena Finotti, que atua como assessora correicional.

Segundo a vice-presidente de assuntos jurídicos do Sindjustiça, Maria de Fátima da Silva, a amizade estabelecida com as integrantes do grupo tem um significado ímpar. “Nós nos amparamos mutuamente em todas as áreas da nossa vida, principalmente nos momentos difíceis. Os amigos são a família que escolhemos”, frisou Maria de Fátima.

Além do grupo de amigas, a coordenadora judiciária da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia, Anabella de Fátima Ponce Brom, conheceu no ambiente de trabalho sua grande amiga, a diretora judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Márcia Perillo Fleury Barcelos. “Conheci a Márcia em 1997, ela me recebeu muito bem e as nossas famílias são da cidade de Goiás. No meu primeiro dia de trabalho como escrevente já tivemos uma afinidade enorme. Nossa amizade é para sempre, somos irmãs”, afirmou Anabella.

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, o Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade, a estima e a ternura entre as pessoas. No Brasil, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho.


Wildcard SSL Certificates