A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Sem categoria

HOMENAGEM: Ex-servidor do Judiciário dá nome ao Fórum de Caiapônia

Para presidente do Sindjustiça, homenagem representa o reconhecimento ao valor do serventuário da Justiça para a sociedade

Representantes do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça) participaram, nesta sexta-feira, dia 27, de uma justa homenagem concedida a um dos mais antigos servidores do Judiciário. José Peres de Carvalho, que exerceu por 34 anos as funções de oficial e escrivão no Fórum de Caiapônia, agora dá nome à unidade judiciária daquele município, fato inédito na história do Judiciário em Goiás.

A presidente do Sindjustiça, Rosângela Ramos de Alencar, presente ao evento, ressaltou a importância da homenagem recebida pelo ex-servidor do Judiciário. “Esta homenagem traduz-se como um momento importante para todos nós, que representamos os trabalhadores do Poder Judiciário em Goiás. Dar ao fórum de um município goiano o nome de um ex-servidor demonstra que a administração do Tribunal de Justiça reconhece seu valor para a sociedade. Essa homenagem enobrece toda a classe dos servidores”, destaca a presidente do Sindjustiça.

O evento em Caiapônia contou com a presença de mais de 200 convidados. A tribuna de honra foi composta por familiares, juízes de direito de várias comarcas, representantes da Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Sindjustiça, além de autoridades políticas.

Esta é a primeira vez na história do Poder Judiciário de Goiás que um fórum recebe o nome de um ex-servidor. Para que essa homenagem fosse concretizada, um dos seis filhos de José Peres, Cleuvimar Selvo, procurou o vereador de Caiapônia Necivaldo Ferreira de Souza. Porém, para que a mudança fosse possível, o projeto teria de passar pela Assembleia Legislativa.

Para tanto, o vereador recebeu o apoio da deputada estadual Cilene Guimarães, autora do requerimento que deu origem ao nome do fórum. Após esses trâmites, a Corte Especial do TJGO aprovou por unanimidade, no início de 2010, o nome de José Peres de Carvalho para composição do Fórum de Caiapônia.

Várias homenagens foram prestadas para o ex-servidor durante a solenidade. Com muita emoção, a juíza aposentada e atual primeira-dama do município de Piranhas, Maria Moreira dos Santos Rodrigues, não conteve as lágrimas no momento do seu discurso. “Quando respondia por esta comarca, assinei a aposentadoria do senhor José, apelidado e conhecido como “Zeza”. Ele é um exemplo de homem de bem. Durante todos esses anos, demonstrou extremo caráter e afinco como servidor da Justiça.”

A solenidade foi encerrada com a fala do juiz de Direito que atualmente responde pela comarca de Caiapônia, Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro. “Hoje é um dos dias mais importantes para os 140 anos deste município, momento este que eterniza a lembrança e o semblante de um exemplo de vida, de servidor. Infelizmente, não tive a oportunidade de conviver com seu “Zeza”, mas ele inspira todas as esferas do judiciário para o exercício de suas funções, com honestidade e benevolência.”

História

José Peres de Carvalho foi nomeado como oficial de justiça no ano de 1970. Em 1992, o ex-servidor passou a ser escrivão das Fazendas Públicas. No período de 2001 a 2004, foi eleito vereador pelo PSC.

Membro da maçonaria, ele contribuiu para a fundação dos Conselhos de Saúde e da Família de Caiapônia, sendo que este último comprava cestas básicas mais baratas para auxiliar na alimentação dos moradores pobres do município. José Peres de Carvalho é sempre citado e lembrado por todos pela sua postura ética e humana.

Cleuvimar Selvo Peres, que atua como contador distribuidor partidor judiciário, homenageou o pai em nome de todos os familiares. “É uma honra presenciarmos este momento. Meu pai foi reconhecido por tudo o que ele fez em épocas muito difíceis, devido à falta de infraestrutura. Quando ele era servidor, o Judiciário não tinha os recursos tecnológicos de hoje. Ele foi um desbravador. O maior exemplo que ele passou para todos os filhos foi a prática do trabalho com retidão e solidariedade.”

Fórum

A comarca de Caiapônia foi fundada no dia 29 de julho de 1873 por meio da Resolução nº 508, que emancipou o município. A nova sede do fórum foi inaugurada em 30 de outubro de 2009 e conta com um quadro de 20 serventuários. Há atualmente na unidade judiciária mais de 8 mil processos em tramitação.

Veja outras fotos na página oficial do Sindjustiça no Facebook.


Wildcard SSL Certificates