A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Sem categoria

CNJ-NOVACOMPOSIÇÃODOCONSELHOSERÁEMPOSSADAHOJE

APÓS APROVAÇÃO DO SENADO CNJ EMPOSSA MEMBROS DO CONSELHO PARA MANDADO DE DOIS ANOS

A cerimônia de posse dos novos conselheiros do CNJ será realizada na tarde de hoje no plenário do Conselho

Os  12 membros da nova composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ tomam posse oficialmente nesta segunda-feira (03/08,  em cerimônia conduzida pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, com início às 17h30, em Brasília. São eles  o  ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho;  os  desembargadores Nelson Tomaz Braga, Leomar Barros Amorim de Sousa e Milton Augusto de Brito Nobre; a juíza do trabalho Morgana de Almeida Richa; o juiz de Direito Paulo de Tarso Tamburini Souza; o juiz federal Walter Nunes da Silva Filho;  os advogados Jorge Hélio Chaves de Oliveira, Jefferson Luiz Kravchychyn e Marcelo Neves;   o promotor de justiça Felipe Locke Cavalcanti; e o procurador José Adônis Callou de Araújo Sá.  Os dois últimos eram da composição anterior do CNJ e estão sendo reconduzidos ao Conselho.

Também fazem  parte da nova composição do CNJ, além do presidente, ministro Gilmar Mendes, e do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, o conselheiro Marcelo Nobre, representante da Câmara dos Deputados, cujo mandato vigora até o ano que vem, porque foi empossado em março de 2008. Os mandatos dos conselheiros do CNJ são de dois anos. O Conselho é composto por 15 membros no total, sendo nove do Judiciário e seis representantes de demais instituições.

Reuniões – Os novos conselheiros do CNJ foram aprovados pelo Senado Federal no último dia 7 de julho e nomeados pelo Presidente da República no dia 15 de julho. Nessa última semana eles participaram de reuniões internas no CNJ para conhecer detalhes sobre o desenvolvimento das ações do Conselho e apresentação aos técnicos e assessores com quem vão trabalhar.

A composição dos membros do CNJ é formada da seguinte forma: as indicações do Judiciário são feitas pelo Supremo Tribunal Federal (o presidente e dois magistrados da Justiça Estadual, pelo Superior Tribunal de Justiça (um ministro para a Corregedoria Nacional de Justiça e dois magistrados da Justiça Federal e Tribunal Superior do Trabalho (um ministro e dois juízes do Trabalho.

As demais indicações saem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB (dois advogados, Ministério Público (um promotor e um procurador, Câmara dos Deputados e Senado Federal, com uma indicação cada. (comunicação sindjustiça – norval barbosa

INFORMATIVO: 03.08.2009


Wildcard SSL Certificates