INSTRUÇÕES AO ELEITOR Como votar nas eleições 2019 do SINDJUSTIÇA

A Comissão Eleitoral 2019 disponibiliza neste espaço instruções ao sindicalizado apto a votar nas eleições do SINDJUSTIÇA dia 22 de outubro. A Comissão alerta para uma leitura atenta do documento e, caso seja necessário, o filiado deve adotar as providências necessárias para conseguir votar nas eleições 2019.

Leia e, se quiser, baixe aqui o PDF com as instruções aos eleitor

Abaixo, FAQ sobre as primeiras eleições eletrônicas do SINDJUSTIÇA.

Caso queira, baixe aqui o PDF da FAQ

Quando serão as eleições do SINDJUSTIÇA?
As eleições serão realizadas no dia 22 de outubro, terça-feira. O sistema de votação eleitoral será aberto às 8 horas e encerrado às 16 horas. Antes e depois desse horário, os filiados aptos a votar não terão acesso à plataforma de votação.

Como posso saber se estou apto a votar?
Os artigos 29 e 30 do Regimento Eleitoral definem os requisitos exigidos para votar nas eleições do SINDJUSTIÇA:

. Estar em pleno gozo dos direitos conferidos pelo Regimento Eleitoral e o Estatuto do SINDJUSTIÇA;
. Ser servidor com vínculo com o Poder Judiciário Estadual, inclusos aposentados, pensionistas e comissionados;
. Estar em dia com seus deveres sociais, administrativos e financeiros junto ao Sindicato;
. Categorias que possuem outra entidade sindical com carta sindical mais específica que legalmente os represente (oficiais de justiça);
. Ter se filiado ao sindicato até a data de eleição da Comissão Eleitoral (a Assembleia Geral que elegeu os membros da comissão foi realizada no dia 10 de agosto de 2019).

Como votar?
Para votar, o filiado deverá acessar a plataforma de votação online eleicoes.sindjustica.com, entre 8h e 16 horas do dia 22 de outubro, e informar o seu CPF e senha utilizada para acesso à área restrita do site do SINDJUSTIÇA. Uma vez feito login, o eleitor terá de informar o código de acesso ao formulário de votação que será encaminhado pela Comissão Eleitoral, por e-mail e SMS, ao filiado.

Não sei ou não tenho a senha da área restrita. Como devo proceder?
O filiado deverá entrar em contato com o sindicato (62 3224-4458) e solicitar a atualização de sua senha de acesso à área restrita do site. O SINDJUSTIÇA alerta: o ideal é que o filiado certifique, antes da data da eleição, se os seus dados cadastrais (e-mail e telefone celular) estão atualizados no sindicato e se possui a senha de acesso à área restrita do site.

Não consegui acessar a plataforma digital para votar. O que devo fazer?
O filiado deverá entrar em contato com a comissão eleitoral solicitando a geração de um novo código. O contato deverá se dar exclusivamente por telefone: (62) 3224-4458 (ramais 232 e 237) ou (62) 99679-2320. Se a transferência da ligação pelo fixo não ocorrer automaticamente, a telefonista o fará. Informações não serão repassadas por WhatsApp ou outra forma de mensagem.

Não tenho um celular para receber o SMS com o código de votação. Ficarei sem votar?
Não. O filiado que não tiver telefone celular cadastrado no banco de dados do SINDJUSTIÇA receberá o código de votação também no e-mail. Mas, caso ainda assim queira receber o código por SMS, deve o eleitor entrar em contato com a comissão eleitoral, por telefone, que confirmará os dados de cadastro junto ao filiado. Feito isso, ele poderá receber um novo código de votação.

Preciso de ajuda para votar. Como proceder?
O filiado poderá se dirigir pessoalmente à sede do sindicato, em Goiânia, e solicitar auxílio aos membros da comissão eleitoral para votar. Para os filiados do interior, o auxílio também será prestado pelos membros da Comissão Eleitoral via telefone, caso necessário.

Posso votar pelo celular?
Sim. Basta acessar a plataforma de votação conforme orientação acima.

Posso repassar o código que recebi a um colega para que ele vote para mim?
Não. O seu código é pessoal e intransferível. Somente você pode votar com o código encaminhado por e-mail e SMS.

Para quê estarei votando nestas eleições?
A votação é para eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para gestão 2020-2023 do SINDJUSTIÇA. Você também poderá votar no Delegado Sindical de sua comarca (neste caso, o voto é opcional e não obrigatório).

Como posso ter informações sobre a chapa antes de votar?
Quando o filiado acessar o formulário de votação terá acesso às informações completas sobre os candidatos.

A eleição por meio eletrônico é segura?
Sim. A comunicação entre a plataforma de votação e o equipamento do sindicalizado é feita de forma criptografada, o que assegura a integridade e confidencialidade do processo. A operação do sistema de votação eletrônica é permitida, por meio de usuário e senha, somente aos membros da Comissão Eleitoral. Uma vez aberta a votação, a Comissão tem acesso ao sistema somente para reenvio de códigos, não sendo possível o acesso a dados nominais. Ao final da votação, o sistema emite relatório com as totalizações dos votos.

O meu voto é sigiloso?
Sim. A anonimidade é um dos fatores mais importantes da Plataforma. O ato de votar não registra qualquer informação pessoal do sindicalizado ao voto, garantindo a sua total privacidade.

Como sei se o meu voto foi computado corretamente?
Assim que o filiado concluir a votação, receberá uma mensagem de confirmação, que poderá inclusive ser impresso.

Como e quando será divulgado o resultado das eleições?
Caberá à Comissão Eleitora encerrar, homologar e publicar ata com o resultado das eleições no portal do SINDJUSTIÇA, logo após a votação ser concluída.

(Fonte: Comissão Eleitoral das Eleições 2019 do SINDJUSTIÇA)

Vire seu tablet para a

posição horizontal