A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

“Queremos respeito com o servidor público”, diz presidente Fábio Queiroz

foto-servidoresDepois de cobrar, do Governo de Goiás, o fim do parcelamento salarial, categoria esteve na Assembleia Legislativa, onde recebeu apoio ao anteprojeto da data-base; servidores defendem autonomia do Judiciário

“A autonomia do Poder Judiciário não está sendo respeitada pelo Governo de Goiás. As nossas contas não vêm parceladas. Por isso, não vamos ficar calados, vendo os nossos salários serem pagos em duas vezes.” Foi o que declarou, nesta quarta-feira (20), o presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Fábio Queiroz, na passeata que reuniu, em Goiânia, profissionais da categoria lotados na capital e em 13 comarcas do interior do Estado.

Confira abaixo o álbum de fotos.

Atendendo a convocação do SINDJUSTIÇA, os servidores reforçaram a mobilização da classe em defesa da autonomia administrativa e financeira do Judiciário frente aos demais Poderes constituídos, bem como a aplicação imediata da data-base dos trabalhadores. O anteprojeto de lei de reposição salarial no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tramita desde o início de abril na Assembleia Legislativa (Alego).

A passeata dos servidores teve início na sede do TJGO, no Setor Oeste. Às 13 horas, os trabalhadores saíram a pé com destino ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Central, onde cobraram, do Governo do Estado, o fim do parcelamento dos salários. No último dia 28 de abril, a Secretaria da Fazenda anunciou que as verbas salariais do funcionalismo estadual serão pagas em duas parcelas até o final do ano.

Vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte esclareceu os pleitos dos servidores a veículos de comunicação

Vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte esclareceu os pleitos dos servidores a veículos de comunicação

Indicativo de greve

Com apoio de populares, que seguiram a passeata com um buzinaço, os servidores se concentraram em frente à sede do Poder Executivo. “Sem a data-base e com parcelamento dos salários, nós só temos prejuízos. E diante das respostas negativas do Estado para com o nosso pleito, não nos resta outra alternativa senão admitir a possibilidade de deliberar em assembleia, no dia 30 de maio, a deflagração de uma greve”, ponderou o vice-presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte.

Salários defasados

A vice-presidente para Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa, Mara Cristina Ferreira, ressaltou que a data-base é para aplicação imediata. “É de direito, é legítimo para os servidores. Os nossos vencimentos estão defasados. Queremos já a correção inflacionária dos nossos salários.”

Reforço dos aposentados

Representando os servidores aposentados, Marlen Antônio de Oliveira, de 79 anos, chegou cedo ao TJGO para incentivar os colegas que aderiram à passeata. Aposentado no cargo de avaliador depositário, Marlen participa ativamente de todos os atos convocados pelo SINDJUSTIÇA.

Delegados sindicais

Eduardo Farias Araújo, que atua como delegado sindical na comarca de Goianápolis, comentou o engajamento dos servidores na mobilização. “Em nossa comarca, 50% dos servidores ficaram trabalhando, assim como reza a lei. Lá em Goianápolis, e aqui, em Goiânia, estamos juntos, porque o SINDJUSTIÇA, na verdade, somos todos nós. Atos como esse só acontecem com a nossa força e união.”

Reforço do interior

Além de profissionais de Goiânia, aderiram à passeata servidores de Aparecida de Goiânia, Goianira, Goianápolis, Nova Veneza, Campos Belos, Catalão, Formosa, Mozarlândia, Caldas Novas, Caiapônia, Crixás, Cumari e Jandaia. Trabalhadores do Fórum Criminal e de Juizados Especiais também reforçaram a mobilização.

Marcos Vinícius Sousa Silva, da comarca de Caldas Novas, viajou 170 quilômetros até Goiânia para cobrar, com os colegas, a aprovação da data-base, o fim do parcelamento salarial e o respeito à autonomia do Poder Judiciário. “Essa é uma luta garantida por lei. Exigimos por direito a nossa reposição inflacionária dos salários. É uma causa justa”, comentou.

O escrevente judiciário Fábio Gadelha, lotado em Goiânia, aprovou a iniciativa do SINDJUSTIÇA de convocar a passeata. “Foi uma atitude acertada do presidente do sindicato. Na minha opinião, nós temos de caminhar para a greve e cobrar melhores condições de trabalho. A nossa valorização só será possível com a atualização urgente do nosso Plano de Cargos e Salários.”

Contas públicas

Caio Henrique Dias Mecenas, que atua na Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO, avalia como salutar a manifestação do SINDJUSTIÇA. “É justa essa mobilização, porque enquanto o Governo alega déficit nas contas públicas, nós temos a sinalização de que arrecadação do Estado, na verdade, só tem crescido. É uma contradição, uma incoerência.”

A passeata dos servidores seguiu, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para o prédio da Assembleia Legislativa, onde a categoria recebeu apoio de diversos parlamentares. Veja o que os deputados estaduais disseram sobre o manifesto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Fotos: Luís Grossi – Marka Imagens

[tn3 origin=”album” ids=”4609″ transitions=”default”]


Wildcard SSL Certificates