A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Entrevista com Fabrício Duarte: reconhecimento e valorização

Fabrício Duarte e os membros eleitos da Diretoria tomam posse nesta terça-feira, 7

O presidente do SINDJUSTIÇA, Fabrício Duarte, toma posse do novo mandato nesta terça-feira, 7, e estará à frente da entidade no triênio 2023-2026. Junto à nova diretoria eleita com ele, em outubro do ano passado, ele assume os desafios de representar a categoria na luta pelo avanço dos direitos dos servidores do Judiciário. Nesta entrevista, o presidente fala como vê a nova gestão e o que devemos ter em pauta nos próximos anos.

Também tomarão posse na Diretoria Executiva os Servidores Sayuri Tanaka, vice-presidente para Planejamento e Finanças; Marina de Fátima Leroy, vice-presidente para Assuntos de Previdência e Inativos, Bruno Faustino, vice-presidente para Apoio Direto aos Filiados, Wagner Machado, vice-presidente para Assuntos Esportivos e Sócioculturais; Cristiana Maria de Abreu, vice-presidente para Assuntos Administrativos; Hugo Frauzino, vice-presidente para Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa; e Fernanda Vilela, vice-presidente para Assuntos Jurídicos.

No Conselho Fiscal tomam posse como titulares Wandelmir Alves MarcelinoDavid Oliveira e Ana Carolina Cambaúva. E como suplentes, Lucas MarquesCristina Liégio e João Oliveira Júnior.

Confira a entrevista com Fabrício Duarte.

Como você vê o desafio de assumir uma nova gestão à frente do SINDJUSTIÇA?
É uma grande responsabilidade com a confiança depositada em meu nome e dos colegas que compõem a nova diretoria. Temos a experiência de quem já esteve na gestão, acrescida de uma energia nova de colegas que passam a compor agora a diretoria. Somos um grupo de servidores, com diferentes perspectivas, que compreende que somente unidos conseguiremos fortalecer e engrandecer nossa entidade. Temos um compromisso com nossos Filiados, de avançarmos em pautas que são caras para a nossa carreira. Estou extremamente grato e inspirado para este novo triênio.

A reeleição é também resultado da gestão que se encerra agora. O que você leva destes primeiros três anos à frente da entidade?
Os últimos três anos foram de muito trabalho e muitos desafios. Enfrentamos, como sociedade e como entidade, a pandemia da Covid, um tempo duro para todos nós e, em especial, para as famílias vítimas da doença. Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade e lutar para que nossos direitos fossem preservados em um cenário de imensa restrição orçamentária. Mas conseguimos avançar, com a força e a união da categoria. Foram várias conquistas, algumas delas inéditas, como a garantia de relotação para 100% dos servidores interessados em mudar de comarca. Também obtivemos o justo reajuste dos auxílios-creche, saúde e alimentação e mudanças profundas no sistema de plantão judicial, tornando muito mais justo e adequado esse trabalho.

Também foi um tempo para fortalecer a nossa entidade, com investimentos na infraestrutura que é utilizada pelos nossos Filiados. A Pousada em Goiânia foi reaberta, priorizando segurança, conforto e privacidade; investimos no clube, que hoje atende a comunidade goiana com várias modalidades esportivas; e na nossa sede, onde o atendimento é diário. Os chalés em Caldas Novas continuam sendo um refúgio para os nossos Filiados e durante a nossa gestão fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para manter o local em plenas condições para receber os sindicalizados e seus familiares.

O que devemos ter de diferente nesta gestão do SINDJUSTIÇA?
Tivemos várias conquistas nos últimos anos, mas ainda temos um déficit com relação aos nossos vencimentos, que estão entre os piores do Judiciário no País, e ao reconhecimento do trabalho do Servidor da Justiça goiana. O Tribunal de Justiça de Goiás recebeu, de forma inédita, o maior prêmio da Justiça brasileira, o Selo Diamante, do CNJ, pela resolutividade e eficiência no atendimento à sociedade goiana, mas é preciso que este reconhecimento seja compartilhado com os Servidores em forma de valorização.

Vamos nos dedicar para promover a necessária valorização vencimental da categoria, tanto dos ativos quanto dos aposentados. Dentre as nossas metas prioritárias está a continuidade das tratativas com a administração do Tribunal de Justiça em busca da majoração da gratificação judiciária, bem como as alterações já propostas por nós em nosso PCCS, buscando garantir a concretização de um plano que promova efetivamente a devida amplitude na carreira. A melhoria do auxílio-saúde para aposentados e pensionistas, hoje injustamente desvalorizados, é também uma das prioridades. Medidas já foram adotadas por nós na atual gestão e buscaremos concretizá-las no novo mandato.

Como planeja garantir estas conquistas?
As conquistas são resultado da entidade e da união em torno dela. Então, vamos lutar por elas em comunhão com todos os colegas. O nosso principal instrumento é o diálogo e ele será uma constante neste mandato, como foi no anterior. Temos mantido uma agenda propositiva com o Tribunal de Justiça e com o Desembargador Carlos França, no sentido de defender nossos interesses. Nós, Servidores, somos parte essencial dessa engrenagem que entrega agilidade e resolutividade, mesmo durante a pandemia. E se hoje somos reconhecidos como altamente produtivos, nós devemos também aos Servidores aposentados, que pavimentaram esse caminho. Portanto, a luta por todos os servidores, da ativa e inativos, é nossa prioridade.
Também mantivemos, inclusive no período eleitoral, contato com os representantes eleitos a deputado estadual e federal e com o governador reeleito, no sentido de mostrar nossas necessidades e nossa importância.

O trabalho do sindicato, para além das pautas com o Tribunal, também tem um papel social. Vimos nos últimos anos o compromisso da entidade com pautas como o combate à fome, a castração de animais domésticos e o incentivo à leitura. Como será nesta nova gestão?
Acreditamos que o movimento sindical tem o importante papel de defesa dos direitos dos trabalhadores, mas também é uma voz essencial para o desenvolvimento da sociedade. Temos buscado na nossa atuação trazer esta responsabilidade para o SINDJUSTIÇA, acreditando que podemos contribuir para o avanço em questões ligadas aos Direitos Humanos e à Justiça Social.
Este ano vamos lançar a campanha REAJA!, que irá combater o abuso, o preconceito e o ódio dentro do Judiciário goiano, que vitima Servidores e a população. Teremos ações de conscientização e também de acolhimento para com as vítimas deste tipo de violência.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação
Wildcard SSL Certificates