A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

“Sou escrevente e faço o que gosto”, afirma servidor

David Gomes de Souza

Natural de Jaraguá, David Gomes de Souza está na capital há 34 anos e é escrevente oficializado, atualmente exercendo suas funções na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Com 15 anos dedicados ao Judiciário goiano, David é o segundo personagem da série Funções da Carreira Jurídica, de iniciativa do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) para mostrar o trabalho de tantos guerreiros, muitos deles anônimos, que promovem a Justiça no Estado.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, David, de 46 anos, hoje é assessor auxiliar de secretaria de Câmara. “Aqui, faço de tudo um pouco: analiso processo, atendo pessoas e, principalmente, sou um servidor da Justiça“, ressalta o escrevente. Segundo ele, na sua rotina não cabe o estresse. “Somos servidores e estamos aqui para servir com qualidade. Nosso objetivo é que o público atendido por nós saia daqui com as respostas que veio buscar. Eu faço o que gosto e, por isso, acho muito legal o meu trabalho e não me estresso no dia a dia”, reforça.

O SINDJUSTIÇA perguntou ao David o por quê de ter escolhido a carreira jurídica para trabalhar, já que seu campo de atuação, em razão do estudo acadêmico, é bastante amplo. A resposta é curta e objetiva: “Sempre tive vontade de ser funcionário público e escolhi o Judiciário por se tratar de um Poder independente, sem amarras políticas”, observou, substanciando novamente o prazer pelo que faz. “Acho que o TJGO é um bom lugar para se trabalhar e tudo o que fazermos hoje envolve a tecnologia. Minha formação contribui pra isso e colabora com a minha função.”

Carreira

David entrou no Judiciário no final dos anos 1990 e atua há três anos na 6ª Câmara Cível, ou seja, desde que a vara foi criada. Antes disso, atuou por dez anos na 4ª Câmara Cível, trabalhando também na 2ª Vara de Assistência Judiciária e no 5º Juizado Cível. “O aprendizado no Judiciário é muito grande. Todo dia tem algo novo. Trabalhamos com pessoas e com a possibilidade de servir os outros. É gratificante”, enfatiza.

Durante este tempo, o escrevente destacou um fato marcante que aconteceu enquanto atendia uma senhora que havia entrado com um processo de investigação de paternidade, na 2ª Vara de Assistência Judiciária. “Ela, desesperada com a situação porque não conseguíamos encontrar e citar a parte, fugiu com o processo. Saí correndo atrás dela pelos corredores e só consegui alcançá-la na escada, num momento em que ela iria pular. Foi um susto muito grande, mas conseguimos convencê-la a conversar com o juiz, que esclareceu todos os pontos do processo e a deixou mais tranquila”, relatou.

Além da função atual, David participou de diversos projetos de modernização do Tribunal de Justiça. “Fiz parte da equipe de implantação da Câmara Modelo, entre 2008 e 2009; na implementação do sistema Projudi; fiz parte também da equipe que ministra treinamento sobre andamento de processos da secretaria; e participei também da criação do Manual de Rotina das Câmaras e Sessões Cíveis do TJGO”, destacou. O próximo projeto a ingressar é o novo treinamento do sistema Projudi previsto para fevereiro. “Estou aberto para mais aprendizado.”

Filiado ao SINDJUSTIÇA desde quando tomou posse no cargo, o servidor já integrou também a equipe de dirigentes como membro do Conselho Fiscal, em outras gestões. “Acredito que todo servidor deve ser sindicalizado à entidade que o representa.” David lembrou que assim que foi inaugurada a estrutura dos chalés do sindicato no município de Caldas Novas, ele foi um dos primeiros a utilizá-la. “Já faz um tempo que não frequento, mas gostei demais do lugar”, contou. Para o escrevente, “o sindicato é a ferramenta que usamos para exigir nossos direitos e o SINDJUSTIÇA cumpre bem esse papel”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates