A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

“O sindicato será como o escudo do servidor”, afirma Fábio Queiroz, presidente eleito do SINDJUSTIÇA

Fábio Queiroz

Fábio Pereira de Queiroz

Novo presidente do sindicato conta história pessoal em entrevista exclusiva ao portal do sindicato. Posse da nova diretoria ocorrerá nesta sexta-feira, 7, no clube da entidade

A história de gente simples, sonhadora, que deixa suas origens para fazer valer um ideal de vida já inspirou enredos de milhares de filmes, músicas e até best-sellers da literatura mundial. Na maioria das vezes, a trajetória dos personagens é bem parecida: sacrifício, renúncia, esforço, dedicação, superação, vitória. O povo de Cristalina, em Goiás, sabe bem o que é isso. A cidade acolheu, desde a década de 1970, um menino marcado pelo desejo de fazer diferente, de zelar pelo próximo. O garoto cresceu, cuidou ainda adolescente da mãe e da irmã, e venceu. Hoje, aos 42 anos, Fábio Pereira de Queiroz assume um desafio colossal, do tamanho de sua coragem.

Fábio comandará, pela primeira vez, o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA) no triênio 2014/2017. E empenho para esta missão, garante, “não vai faltar”. Figura respeitada pelos colegas do Poder Judiciário goiano, Fábio apresenta para o trabalho a formação como administrador, a experiência no sindicalismo e a inspiração da música, que impulsiona a emoção com que fala sobre a valorização da categoria.

Natural de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF), Fábio teve de superar, já na infância, em 1977, a perda do irmão, Ailton Pereira de Queiroz. O filho da dona Maria Dirce Gonçalves de Queiroz ainda retomava a normalidade quando a vida lhe colocou frente ao maior dos desafios. Fábio assumiu, aos nove anos, a casa e a família, que chorou a morte do pai, em 1980. O eletricista Jary Pereira de Queiroz teve pouco tempo para conviver com Fábio, mas o suficiente para ensinar ao filho os primeiros passos na profissão. O tempo passou, o herdeiro do senhor Jary começou a trabalhar e, mesmo contra a sua vontade, a mãe o incentivou a economizar os recursos para a própria formação. Fábio estudou e concluiu o então Técnico em Administração.

Apaixonado pela música sertaneja, Fábio passou a dividir o tempo entre o trabalho e as composições. Em 1990, com o amigo Fabiano, o filho da dona Maria Dirce assumia de vez a vida nos palcos, fazendo par na dupla Fábio e Fabiano. Anos mais tarde, em 1996, veio a aprovação no concurso público para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no cargo de escrevente, também na comarca de Cristalina. Música e Justiça embalavam, juntas, o coração e os sonhos de Fábio. De aí para o sindicalismo foi um pulo. Estavam consolidados os ideais do futuro presidente do SINDJUSTIÇA: família, música, trabalho, representação sindical.

A vida como artista deu uma pausa tempos depois, na época em que Fábio se dedicou exclusivamente à função de delegado sindical em Cristalina, na qual permaneceu por oito anos. O trabalho no sindicato ficava a cada dia mais intenso, com atuação direta junto às autoridades da cidade. Profissionalismo reconhecido. Em 2010, já casado com a neuropedagoga Cristiane Jorge Abbadia de Queiroz, Fábio aceitou o convite para integrar a nova diretoria do SINDJUSTIÇA. A mudança para Goiânia com a esposa e os dois filhos foi questão de tempo. “Eu não tenho medo de encarar o desconhecido. Todo mundo apostava que eu não viria para a capital”, lembra Fábio.

João Victor, 15, e João Pedro, 7, que o digam. Desde que vieram ao mundo, os filhos do sindicalista jamais viram o pai retroceder. “A mudança para Goiânia não foi fácil. Fui para o sindicalismo por amor à causa”, diz Fábio. Servidor do TJGO há 18 anos, o escrevente testemunhou o que ele chama de “época de noites escuras no Judiciário”, quando os salários da categoria atrasavam por meses. O clima no TJGO era de incerteza, mas a situação foi normalizada. As lutas pela valorização dos profissionais da Justiça goiana continuam e vêm sendo encampadas com diálogo, persistência e participação efetiva dos servidores, garante Fábio.

Exemplo de liderança, considera o sindicalista, “nós temos o da presidente Rosângela Ramos de Alencar, que foi a primeira mulher presidente do SINDJUSTIÇA. Ela tem uma história muito bonita, de determinação. Os outros ex-presidentes do sindicato deram, cada um, a sua contribuição. Mas a eleição da Rosângela foi uma novidade, uma transformação no SINDJUSTICA pela líder e pessoa que ela é.” Para Fábio, o ponto alto na carreira sindical ocorreu justamente ao lado de Rosângela, na aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS) do TJGO, em 2011. “Foi o ponto máximo, que estabeleceu a isonomia e a união dos servidores naquela greve”, comenta.

O sonho do novo presidente do SINDJUSTIÇA soa forte como refrão de música épica, que não se esquece. “Servidor efetivo valorizado, bem remunerado. Salário sim, gratificação não!”. Sobre o futuro, Fábio resume: “Estou plantando uma história, fazendo o hoje. Os frutos, nós vamos colher no futuro. Para o SINDJUSTIÇA, eu quero um sindicato que traga o filiado para dentro da instituição, para ele se sinta acolhido, valorizado. O sindicato será como o escudo do servidor”, garante. Bacharelando em Direito, Fábio justifica o que, para ele, move o trabalho em prol do semelhante. “O poder é uma engrenagem e pode ser, sim, voltado para o bem. Basta crer, batalhar e persistir”, conclui.

Fábio Pereira de Queiroz será empossado presidente do SINDJUSTIÇA em solenidade logo mais, no clube da entidade, às 19h30. Serão empossados com ele os novos diretores e membros do Conselho Fiscal da entidade. Os novos diretores eleitos são: vice-presidente, Fabrício Duarte de Sousa; vice-presidente para Planejamento e Finanças, Luiz Carlos Bontempo; vice-presidente para Assuntos Esportivos e Socioculturais, Kerner Carlos Ferreira Gondim; vice-presidente para Secretaria, Comunicação, Divulgação e Imprensa, Mara Cristina Ferreira; vice-presidente para Assuntos Administrativos, Rosângela Ramos de Alencar; vice-presidente para Assuntos Jurídicos, Liônidas Gimenes Filho; e vice-presidente para Assuntos das Comarcas do Interior, Maria de Fátima da Silva. Katia Cristina Lima Oliveira Lemos, Cleuvimar Selvo Peres
 e Mauro Rubens Sodré Rocha foram eleitos membros efetivos do Conselho Fiscal, tendo como suplentes Simone Domingues do Carmo Costa Braga de Araújo
, Osmar Amorim
 e Ariston Jorge Meireles.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates