A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidores reportam falhas no primeiro dia do sistema de ponto eletrônico

SINDJUSTIÇA acompanha de perto implantação do sistema e cobra tratamento igualitário entre os servidores

Entrou em vigor, nesta terça-feira (7), o sistema de ponto eletrônico dos servidores do Poder Judiciário goiano, instituído no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) pelo Decreto Judiciário nº 3203/2013, de 19 de dezembro último. Designada a todas as comarcas goianas, a ferramenta substituirá a folha de ponto física, em papel, pelo registro de presença virtual e permitirá, também, a administração das horas extraordinárias de trabalho cumpridas pelos colaboradores em plantão judicial. Na abertura do expediente no retorno do recesso forense, servidores apontaram falhas de acesso ao programa Arca, no qual é disponibilizado o software do ponto eletrônico.

De acordo com a servidora Angela Blau, lotada na 4ª Vara Cível de Goiânia, o procedimento de login no sistema não se completava por volta das 7h45, reportando mensagem de erro. Outra servidora, Fabrizzia Borges, reclamou por meio da rede social Facebook: “Ponto eletrônico: piada né? Hoje – terça-feira – aqui em Itauçu ninguém conseguiu acessar!”, relatou. Servidores das comarcas de Anápolis e de Jussara também queixaram-se de dificuldade de acesso ao sistema e lentidão da ferramenta. O painel administrativo Arca fica localizado na intranet do TJGO, no endereço eletrônico https://www.tjgo.jus.br/pwgpweb/.

O Departamento Jurídico do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA)acompanha de perto esta fase inicial de implantação do sistema. Segundo a diretora da pasta, Maria de Fátima da Silva, o sindicato não permitirá nenhum tipo de prejuízo para o servidor do Judiciário. Durante a elaboração do sistema, informa, o SINDJUSTIÇA exigiu, por exemplo, tratamento isonômico entre os servidores com relação ao ponto eletrônico, impedindo assim que houvesse concessão de privilégios. O sindicato espera que o período de testes seja suficiente para solucionar todas as falhas havidas e sanar dúvidas dos servidores.

Em entrevista ao portal do SINDJUSTIÇA, a diretora de Recursos Humanos do TJGO, Márcia Fayad, justificou que, além da falha no acesso ao Arca, a utilização da ferramenta foi prejudicada, ainda, por três quedas de energia elétrica que atingiram o prédio do TJGO, na capital. Segundo garante a gestora do Tribunal de Justiça, o sistema de ponto eletrônico opera em normalidade nesta quarta-feira (8) e permanecerá em fase de adaptação por 90 dias, período no qual o registro de presença deverá ser realizado em folha física também.

“Durante esse período (de implantação do ponto eletrônico) a marcação oficial do horário de trabalho será a folha de presença em papel. Só depois, a partir do dia 1º de abril, é que valerá definitivamente o ponto por meio eletrônico, quando os servidores já estarão adaptados ao sistema”, declarou Márcia Fayad.

Nesta sexta-feira (10), haverá uma reunião na sede do TJGO, em Goiânia, para demonstração do uso do sistema aos trabalhadores da capital. A partir da próxima semana, a capacitação quanto ao manuseio do ponto eletrônico será ministrada, também, aos servidores do Tribunal de Justiça lotados nas comarcas do interior goiano.

Como acessar o ponto eletrônico

Para utilizar o sistema de ponto eletrônico, o servidor deve acessar a intranet do TJGO. Em seguida, selecione o portal Arca, do lado direito da tela. Vá até Sistemas Departamentais e, então, ao Registro de Ponto. Para tanto, insira o número de matrícula funcional e a senha do contracheque.

Mais informações sobre o funcionamento do programa podem ser obtidas junto a Diretoria de Recursos Humanos, na Divisão de Atendimento ao Servidor (DAS), com as servidoras Sheila (62 3216-2549) e Virgínia (62 3216-2706). A DRH também divulgou, na intranet do TJGO, um quadro de perguntas e respostas sobre o sistema, com base nas principais dúvidas manifestadas até agora. Confira aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates