A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Semana Nacional da Conciliação terá reforço de 750 servidores em Goiás

Lucicléia dos Santos Silva

Lucicléia dos Santos Silva

Estreante na Semana Nacional da Conciliação, a escrevente Lucicléia dos Santos Silva, de 27 anos, viajou cerca de 300 quilômetros, de Uruaçu até Goiânia, para participar do movimento em Goiás. Filiada ao Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Lucicléia revela o que mais a motivou: “Experiência. Ainda não havia participado desta ação e considero que esta experiência me ajudará no dia a dia no meu trabalho”, destacou a escrevente. A 8ª Semana Nacional da Conciliação, iniciada nesta segunda-feira (2), segue até sexta-feira (6) com postos de atendimento, em Goiás, instalados nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde. Cerca de 750 servidores de órgãos públicos como o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) irão atuar no movimento.

Integram a Semana Nacional da Concilação, em Goiás, colaboradores do TJGO; MP-GO, Saneamento de Goiás S/A (Saneago), de prefeituras municipais, bem como juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, conciliadores e estagiários. A última edição do projeto, em 2012, foi concluída, no Estado, com ao menos 43 mil audiências realizadas e porcentual de 90% de acordo.

Para Lucicléia, o bom conciliador é aquele que consegue ser flexível durante a audiência. “É preciso saber ouvir ambas as partes, mostrar que a demanda, tanto de um quanto de outro, é importante, não desprezando nada”, ensina. “Tenho como meta conseguir o maior número possível de conciliações”, acentua.

Joana Maria da Silva

Joana Maria da Silva

A também servidora filiada ao SINDJUSTIÇA Joana Maria da Silva, que trabalha no Protocolo da comarca de Rialma, ressalta que para ela é uma satisfação quando consegue alcançar a conciliação entre as partes envolvidas no processo. “Não é fácil, porque o requerente quase sempre se sente prejudicado. É preciso demonstrar que o melhor é sempre conciliar. E tenho conseguido este objetivo”, diz ela, que já é veterana na Semana Nacional de Conciliação.

O juiz-auxiliar da Presidência Carlos Magno Rocha da Silva lembrou que o TJGO é o estado que, por três anos consecutivos figura entre tribunais com os melhores índices de acordo durante a Semana Nacional de Conciliação, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. “Conciliar é mais rápido e as duas partes saem satisfeitas em fazer a composição”, disse – ouça entrevista em áudio

De acordo com dados do TJGO, ao menos dez mil processos que tramitam na Justiça estadual estarão à disposição das partes envolvidas, para acordos. Grande parte das ações cadastradas nesta edição do programa é de ordem revisional, consignatória, execução fiscal, cobrança, indenizatória e do Seguro DPVAT. Estarão disponíveis aos envolvidos, também para conciliação, autos de execução fiscal, despejo, busca e apreensão, modificação de cláusula contratual, divórcio, guarda e responsabilidade, pensão alimentícia, revisional de alimentos e cancelamento de alimentos.

Juiz-auxiliar da Presidência Carlos Magno Rocha da Silva

Juiz-auxiliar da Presidência Carlos Magno Rocha da Silva

Ações de reconhecimento de paternidade poderão ser andamentadas junto às equipes do Projeto Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO). Haverá dois postos de atendimento montados para este fim na capital. As unidades serão instaladas no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis (conhecido como Fórum Criminal) e na Estação Goiânia, posto destinado, também, às demais audiências da Semana Nacional da Conciliação. Divórcios poderão ser feitos nas centrais de atendimento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Campus 5, térreo do Bloco A; e no Fórum Criminal, ambos situados no bairro Jardim Goiás. O procedimento é facilitado: basta apresentar documentos pessoais, certidão de casamento e de nascimentos dos filhos (se houver), e declaração de bens abarcados na partilha.

Confira lista de postos de atendimento e estrutura da Semana Nacional da Conciliação em Goiás:

Goiânia

Local: Estação Goiânia – Avenida Goiás Norte, Quadra 2.1, nº 2.151, Setor Central

Estrutura: 60 bancas de conciliação; 40 guichês da Prefeitura e 10 guichês da Saneago;
2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e hall do subsolo, ambos do Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis – 11 bancas de conciliação;
3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania: 10 bancas de conciliação.
Número de participantes: 350
Em Goiânia, a Semana Nacional da Conciliação será realizada na Estação Goiânia, com 60 bancas de conciliação, 15 guichês da prefeitura e dez da Saneago. No total, serão 350 colaboradores só na capital.

Anápolis

Local: Ginásio da Unievangélica 
Estrutura: 30 bancas de conciliação; 15 guichês da Prefeitura e 1 guichê da Saneago
Número de participantes: 110

Aparecida de Goiânia

Local: Fórum da comarca de Aparecida de Goiânia – Rua Versalles, s/nº, Q.3, lotes 8 a 14, Residencial Maria Luiz
Estrutura: 12 bancas de conciliação; 15 guichês da Prefeitura e 1 guichê da Saneago

Número de participantes: 110

Caldas Novas

Local: Fórum da Comarca de Caldas Novas – Avenida C, quadra 1 A, Bairro Itaguaí 3
Estrutura: 18 bancas de conciliação; 10 guichês da Prefeitura e 1 guichê da Saneago

Número de participantes: 90

Rio Verde

Local: Fórum da comarca de Rio Verde, Avenida Universitária, quadra 7, lote 12, Residencial Tocantins
Estrutura: 15 guichês da Prefeitura e 1 guichê da Saneago
Número de participantes: 90

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA (com informações do TJGO)


Wildcard SSL Certificates