A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA cobra providências para 18 comarcas do Estado

Atuação do sindicato tem sido fundamental para reverter situação de precariedade nas unidades judiciárias goianas

Passou de 20 o número de pedidos de providências na estrutura de comarcas goianas ingressados, desde 2010, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA). Os processos movidos pela entidade em favor dos trabalhadores do Poder Judiciário estadual abarcam 18 unidades, da capital ao interior. As reinvidicações dos servidores vão desde segurança no local de trabalho, a construção de fóruns. O SINDJUSTIÇA acionou o TJGO para intervenções nas comarcas de Goiânia, Senador Canedo, Inhumas, Jaraguá, São Luiz de Montes Belos, Quirinópolis, Cidade Ocidental, Rio Verde, Corumbaíba, Taquaral, São Simão, Pontalina, Porangatu, Cachoeira Dourada, Estrela do Norte, Santa Helena, Israelândia e cidade de Goiás. A situação desta última unidade, antiga capital do Estado, foi denunciada em julho deste ano, por ocasião do aniversário de 286 anos da fundação do município.

Na ocasião, o sindicato divulgou, aqui no portal, as condições precárias do fórum de Goiás, bem como do Juizado Especial vilaboense. Falta de conservação, mobiliário e estrutura física ameaçados de desaparecimento, inexistência de acesso a pessoas com deficiência e déficit de servidores foram alguns dos gargalos evidenciados pelo SINDJUSTIÇA ao TJGO. A solicitação do sindicato junto ao Tribunal de Justiça foi protocolizada sob o nº 4593596. Dias depois, em 26 de julho, o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, anunciou, para 2014, a construção do novo fórum de Goiás. Ainda em resposta ao questionamento do SINDJUSTIÇA, o órgão do Judiciário goiano se comprometeu, em agosto último, a iniciar obra de reforma do telhado do prédio-sede do fórum da cidade de Goiás.

Em visita à comarca de Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital, representantes do SINDJUSTIÇA presenciaram situação parecida, com infraestrutura precária; acúmulo de processos; carência de materiais de consumo e alto déficit de servidores. O caso foi levado a conhecimento do TJGO pelo sindicato, através do ofício de nº 4485904, assinado pela presidente da entidade, Rosângela Ramos de Alencar. Já no fórum de São Simão, no Sul do Estado, foram denunciados, inclusive, focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Por meio do ofício nº 4652045, o SINDJUSTIÇA requisitou também do TJGO, através do diretor-geral do Tribunal de Justiça, Wilson Gamboge Júnior, a instalação de banheiros privativos para servidores; mobiliário e equipamentos novos; redistribuição de arquivos e abertura de portas de acesso para fins de rota de fuga durante emergências.

Nem mesmo o fórum novo da comarca da Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal (DF), instalado em 2011, escapou de problemas que atingem, também, os servidores da Justiça. Na madrugada do dia 1º janeiro deste ano, a unidade foi invadida por ladrões, que arrombaram 19 portas e roubaram o notebook de uma promotora. A falta de segurança no prédio foi relatada pelo SINDJUSTIÇA ao TJGO. De acordo com uma servidora local, à época a unidade não dispunha de vigilantes no período noturno. No fórum da comarca de Taquaral, por sua vez, as deficiências denunciadas pelo sindicato ao Tribunal de Justiça prejudicavam até o acesso ao Sistema de Primeiro Grau (SPG). Por meio do ofício de nº 4097416, o SINDJUSTIÇA cobrou do TJGO soluções para o sinal de internet instável, instalações físicas precárias e falta de espaço adequado para refeições.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA. Texto: Jornalista Allan David


Wildcard SSL Certificates