A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

SINDJUSTIÇA visita Estrela do Norte, Ceres e Rialma

As comarcas de Estrela Norte, Ceres e Rialma, no interior do Estado, receberam, nesta terça-feira (22), a visita do 1º vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Fábio Pereira de Queiroz – que acumula, atualmente, a vice-presidência para Assuntos das Comarcas do Interior -, acompanhado da advogada da entidade, Rúbia Bites Silva. As visitas às cidades representam mais uma edição de um dos principais programas de aproximação do sindicato com os filiados, o Giro pelo Interior. Nas unidades judiciárias, o vice-presidente foi informado de problemas vivenciados pelos servidores e informou-os sobre ações desenvolvidas pelo sindicato em prol do filiado.

Antonio Silva Bernardes, escrivão da Vara Criminal e Fazendas Públicas da comarca de Estrela do Norte

Em Estrela do Norte, primeira comarca visitada ontem, a 313 quilômetros de Goiânia, a situação mais flagrante na unidade é o déficit de servidores. Na comarca, onde tramitam cerca de 1,7 mil processos, não há nenhum escrevente lotado, onde atuam seis servidores efetivos, apenas. Na Escrivania do Crime e das Fazendas Públicas, onde está a maioria dos processos – cerca de 1,4 mil – é onde há o maior acúmulo de trabalho. Para o escrivão Antonio Silva Bernardes, que em abril desse ano completa 31 anos de serviços prestados ao Judiciário, o ideal é que a unidade fosse lotada com, pelo menos, mais dois servidores efetivos para auxiliar nos trabalhos. A situação, segundo ele, tende a piorar, tendo em vista que a auxiliar da escrivania atualmente é cedida pela Prefeitura de Estrela do Norte e sairá em breve de férias.

Representantes do SINDJUSTIÇA discutem com juiz Andrey Máximo Formiga (à esquerda) déficit de servidores na comarca

Representantes do SINDJUSTIÇA discutem com juiz Andrey Máximo Formiga (à esquerda) déficit de servidores na comarca

O juiz da comarca, Andrey Máximo Formiga, reconhece o déficit no número de servidores, problema que é dividido por todas as comarcas do Norte e Nordeste do Estado, segundo ele, “talvez pela pouca expressão econômica destas regiões, que acabam não priorizadas pelas administrações”, destaca o magistrado. “Precisaríamos de pelo menos um escrivão e um escrevente em cada serventia”, acentua. De acordo com o juiz, quando um servidor tira férias, o problema se agrava. “Funcionários da prefeitura colaboram, mas nem sempre têm a capacitação necessária para o exercício da atividade forense”, frisa. Outros problemas de ordem funcional foram detectados pelo SINDJUSTIÇA na visita a Estrela do Norte e serão encaminhados pela diretoria do sindicato à Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça (TJGO) para providências.

Juiz Lázaro Alves Martins Júnior (à esquerda) e representantes do Sindjustiça discutem situação dos servidores da comarca de Ceres

Em Ceres, a 157 quilômetros da capital, Fábio Queiroz e Rúbia Bites foram recebidos pelos servidores da comarca e pelo juiz Lázaro Alves Martins. Magistrado e filiados ressaltaram a preocupação com a segurança na unidade judiciária, embora o fórum, novo, possua circuito interno de TV. O problema, relataram, é a ausência de agentes de segurança armados no prédio no período noturno e nos fins de semana. Assim como as demais unidades judiciárias instaladas mais recentemente, a de Ceres também foi erguida em ponto mais afastado do centro da cidade, expondo-a ainda mais a riscos.

Sharlei dos Santos Soares, escrevente da comarca de Ceres, e Fábio Queiroz, 1º vice-presidente do SINDJUSTIÇA

Os servidores de Ceres manifestaram interesse em assuntos como o Auxílio-Alimentação, uma das principais bandeiras do SINDJUSTIÇA para 2013, cujo pleito permanece em tramitação no TJGO. O escrevente da comarca Sharlei dos Santos Soares solicitou ao sindicato, também, informações quando ao não pagamento das diferenças referentes ao 13º salário e às férias em caso de substituições de servidores lotados em outras funções. Sharlei autou emsubstituição legal do escrivão e não tem recebido estas diferenças, segundo diz.

Rialma

A última comarca visitada nesta terça-feira pela equipe do SINDJUSTIÇA foi a comarca de Rialma, a 157 quilômetros de Goiânia. Lá, um dos principais problemas apontados pelos servidores filiados é, também, quanto à não compensação das horas extras trabalhadas nos plantões da unidade judiciária. “Como há um déficit de servidores na comarca, não conseguimos gozar, em outros períodos, às horas a que temos direito”, queixa-se a escrivã Divina Iolanda.

Fábio Queiroz se reuniu com servidores e falou sobre os atuais pleitos da categoria

O vice-presidente Fábio Queiroz ressaltou que a política atual do SINDJUSTIÇA visa ao estreitamento da relação com o filiado, aprofundando o diálogo com as comarcas de todo o Estado. “A visão do sindicato é de unidade”, reforçou o vice-presidente. De acordo com Fábio Queiroz, todas as demandas levantadas junto aos servidores filiados das três comarcas visitadas ontem serão objeto de expedientes formalizados que serão encaminhados para as áreas competentes do TJGO para tomada de providências.

No ano passado, o programa Giro pelo Interior propiciou a visita dos diretores do SINDJUSTIÇA a 13 comarcas de Goiás: Comarcas de Caldas Novas, Rio Verde, Águas Lindas, Silvânia, Orizona, Vianópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Urutaí, Taquaral, Itaguaru, Catalão e Uruaçu. Em todas elas, a diretoria do sindicato ouviu os clamores dos filiados e encaminhou soluções possíveis para saná-los.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA


Wildcard SSL Certificates