A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Servidores do TJGO recebem diplomas de MBA em Poder Judiciário

Integrantes da turma concluinte do curso de Gestão do Poder Judiciário

Nove servidores do Poder Judiciário em Goiás receberam hoje à noite os certificados de conclusão do curso de MBA em Gestão do Poder Judiciário, pós-graduação ministrada pela Fundação Getúlio Vargas Direito-Rio e promovida pelo  Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) e Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). O objetivo da pós-graduação é preparar os servidores para as novas demandas na área administrativa e de gestão, cada vez mais presentes no âmbito do Poder Judiciário.

A solenidade de formatura e entrega dos diplomas foi realizada no auditório da ASMEGO. Receberam seus certificados os servidores Adriano Carvalho de Oliveira, Clécia Helena Amorim, Eleandro Alves Almeida, Euzébio Ribeiro da Costa Júnior, Joaquim Fleury Ramos Jubé, Lilian Cristina Cruvinel Leão Perilo de Azevedo, Márcia Perilo Fleury Barcelos, Márcia Regina Regis da Silva Campos e Marllus Naves de Ávila. A presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SINDJUSTIÇA), Rosângela Alencar, encaminhou mensagem de cumprimentos aos servidores, destacando que a formação continuada do quadro de serventuários torna o Poder Judiciário mais eficiente. A presidente também enalteceu a iniciativa das instituições, de garantir acesso a cursos de qualidade inquestionável.

Com 20 anos de serviços prestados, um dos formandos, Adriano Carvalho de Oliveira (veja vídeo com entrevista na íntegra), que atua na Divisão de Apoio da Junta Médica do TJGO, lembra que o servidor assume diretorias e cargos de gestão tendo, quase sempre, uma visão empírica das atividades a serem desempenhadas. “Este curso veio para nos proporcionar amparo técnico para a realização dos trabalhos”, destaca. Segundo o servidor, o fato de o curso ser realizado em conjunto com magistrados – 31 se formaram na mesma turma – contribui para uma gestão multidisciplinar das ações a serem desempenhadas. O formando frisa, ainda, que o Judiciário vive o melhor momento do ponto de vista do aperfeiçoamento do seu quadro de servidores.

Presidindo a solenidade de entrega dos certificados aos formandos, o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, lembrou que a conclusão do curso é resultado do contrato firmado com a FGV em 2009. Outros 45 alunos – servidores e magistrados – concluíram o MBA em 2011. “Estamos diante de intensa demanda social. Exige-se cada vez mais uma prestação jurisdicional acessível, ágil e eficaz. E os temas trabalhados na pós-graduação tem tudo a ver com a realidade vivida pelos tribunais”, frisou.

Segundo o diretor da Esmeg, juiz José Carlos de Oliveira, novos cursos em parceria com a FGV, o TJGO e a ASMEGO serão formatados para Goiás. “Todos os dias descobrimos que precisamos de novas ferramentas para exercer, de forma exitosa, nosso trabalho. Não tenho dúvida de que essa formação contribuirá para que nas escrivanias, nos gabinetes, nas secretarias ocorra o andamento adequado dos processos.”

De acordo com Fernando Leal, professor e coordenador-adjunto do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito-Rio, a criação de um curso voltado para as atividades desempenhadas pelo Judiciário é um desafio assumido pela instituição. “Trabalhamos para atender a realidade da Justiça. O objetivo é contribuir com a formação de um quadro de servidores e magistrados aptos a atuar de forma mais eficiente, tornando a Justiça mais célere”, destacou.

A juíza Stefane Fiúza Cançado Machado foi escolhida pelos colegas de MBA para ser a oradora da turma. Em seu pronunciamento, a magistrada justificou a relevância da participação do corpo de juízes, desembargadores e servidores em cursos desta natureza. “Apenas o saber jurídico e o bom senso para a solução dos litígios não são suficientes para atingir a excelência dos serviços prestados no desempenho de nossas funções”, acentua.

Compuseram a mesa da cerimônia o desembargador Leobino Valente Chaves; juiz Gilmar Luiz Coelho, presidente da Asmego; juiz José Carlos de Oliveira; desembargadores Zacarias Neves Coelho e Elizabeth Maria da Silva; juíza Stefane Fiúza; juiz André Reis Lacerda, coordenador de Cursos de Extensão, Simpósio e Congressos da Esmeg; professor Fernando Leal (FGV); juíza Maria Socorro de S. Afonso da Silva, coordenadora de Cursos de Pós-Graduação  da Esmeg; e Stenius Lacerda Bastos, diretor-geral do TJGO.

Esta é a segunda turma de MBA em Gestão do Poder Judiciário formada em Goiás no convênio do TJGO com a FGV. O curso teve duração de 360 horas em disciplinas nas áreas de Administração, Economia e Ciências Sociais, entre outras.

[tn3 origin=”album” ids=”2566″]

 


Wildcard SSL Certificates