A CASA DO SERVIDOR DA JUSTIÇA

Noticias | Informe-se

Sindjustiça e servidores discutem problemas locais

Nesta sexta-feira, 18 de maio, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), Fábio Queiroz, e a advogada Rúbia Bites estiveram reunidos com os servidores das comarcas de Taquaral e Itaguaru. O objetivo da visita foi ouvir dos servidores quais são os principais problemas enfrentados em suas comarcas, esclarecer pontos do projeto que trata do Plano de Cargos e Salários (PCS) e compartilhar outras ações que o Sindjustiça tem adotado na defesa dos interesses da categoria.

Taquaral

Em Taquaral, comarca localizada a 80 km de Goiânia e que conta com um quadro de 13 servidores, a principal dificuldade apresentada foi a falta de infraestrutura. O Fórum inaugurado no ano de 1967 e que recebe o nome de “Palácio da Justiça”, está em “ruínas”, descrição que foi feita pelo contador, distribuidor e partidor Wilnei Ribeiro de Freitas. “Nossa estrutura está péssima e isso tem dificultado a execução do trabalho. Não temos salas com espaços adequados, os equipamentos de informática estão defasados, o acesso à internet é extremamente lento e o Sistema de Primeiro Grau sempre fica fora do ar”, desabafou Freitas.

Diante do fato apresentado, o vice-presidente se comprometeu com os servidores de levar a situação ao conhecimento da direção do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “Vamos compilar todas as reivindicações aqui colhidas e elaborar um relatório para que o Tribunal tome conhecimento da precariedade das instalações físicas e da falta de condições de trabalho nessa comarca. As visitas às comarcas do interior têm sido muito produtivas. É uma oportunidade de dialogar com a categoria e atestar qual é a realidade vivenciada. É um projeto do Sindjustiça descentralizar sua gestão com a participação plena e ativa de todos os seus filiados.”, frisou Fábio.

Delegado sindical há mais de dez anos, o porteiro judiciário Renato Antônio de Sousa falou sobre a importância da visita do Sindicato. “Essa gestão do Sindjustiça merece reconhecimento. É a segunda vez que presencio um momento de diálogo como esse. Nós ligamos no Sindicato para agendarmos essa reunião e fomos prontamente atendidos. Como represento os servidores, posso atestar que essa administração é comprometida e totalmente participativa. O servidor tem voz e vez. O novo site é um exemplo, um projeto bastante inovador e interativo”, assegurou o delegado.

Itaguaru

Contrastando com a realidade de Taquaral, o Fórum de Itaguaru, que conta com 12 servidores, foi inaugurado recentemente e dispõe de instalações modernas. No entanto, segundo a categoria o maior problema do local é a falta de segurança. “Esse novo Fórum ficou fora da cidade, próximo de uma rodovia e nós não temos guardas e nem seguranças, ficamos totalmente expostos”, contou o contador, distribuidor e partidor Francisco Marques Machado Filho, que tem trinta anos de profissão.

“Esse problema está virando rotina nas comarcas do Estado. O Sindicato já recebeu inúmeros e-mails com denúncias dessa natureza. O servidor precisa do mínimo de condições de segurança para exercer suas funções, e nós levaremos esse problema para o Tribunal. Temos o dever de zelar pela integridade física dos servidores”, pontuou Fábio.

PCS

Nas duas comarcas, o PCS gerou inúmeros questionamentos. “Os servidores têm muitas dúvidas acerca das novas tabelas vencimentais. Eles entendem que a isonomia será a maior conquista e que não haverá mais distinção entre os servidores, já que todos serão remunerados de forma igualitária”, ressaltou Rúbia Bites.

Na última quarta-feira (16), a presidente do Sindjustiça, Rosângela Alencar, e o vice-presidente Fábio Queiroz acompanharam os trabalhos da sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e cobraram dos parlamentares a leitura e distribuição em plenário do projeto de lei que dispõe sobre o PCS.

Uma reunião entre a presidente do Sindjustiça e o secretário de Articulação Institucional do Governo do Estado de Goiás, Daniel Goulart, está agendada para a próxima segunda-feira, 21 de maio, às 10 horas, no Palácio das Esmeraldas. O encontro terá como pauta principal a votação e aprovação do plano de reestruturação da carreira dos servidores da Justiça.

Campanha

Nas duas comarcas visitadas, o vice-presidente do Sindicato fez questão de incentivar a todos para participarem da “Campanha Ficha Limpa Goiás”. “Estabelecemos uma parceria com a OAB na última terça-feira, e o apoio e empenho dos servidores é de grande relevância. Esse projeto é extremamente importante para que o Judiciário possa ser conduzido e administrado por pessoas comprometidas com o interesse público”, reforçou Fábio.


Wildcard SSL Certificates